Notícias | Dia a dia
Ilana Kloss, companheira de BJK, dá nome a torneio
28/01/2023 às 17h32

Pretória (África do Sul) - A ex-tenista número 1 da África do Sul, Ilana Kloss, companheira de longa data de Billie Jean King, sente-se honrada de dar nome a um torneio internacional feminino, que será realizado em Pretória, a partir de 5 de março. Estrelas sul-africanas em ascensão competirão no The Ilana Kloss International, com premiação de US$ 25 mil, no TuksTennis, o centro de tênis da Universidade de Pretória.

Os organizadores escolheram batizá-lo em homenagem a Kloss, nascida em Joanesburgo, a quem citam como “uma lenda viva” no país. “Desejo boa sorte a todos e sei que este torneio dará às estrelas sul-africanas uma chance de mostrar seu imenso potencial”, disse Kloss. Esta será a quarta edição do torneio, desta vez levando o nome de Kloss. O tênis feminino local será ainda mais impulsionado com outro torneio internacional em Pretória, no mesmo local, a partir de 12 de março.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Billie Jean King (@billiejeanking)

Kloss, bicampeã de duplas de Grand Slam, integra o Hall da Fama judaico-americano de Esportes e o Hall da Fama Intercional Judeu de Esportes. Ela contou ao “South Africa Jewish Report” que um dos destaques de sua carreira no tênis foi ganhar os títulos individuais, de dupla e dupla mistas nos Jogos Maccabi, em 1973, e depois ser escolhida para carregar a bandeira sul-africana na Maccabiah de 1977. “Liderei a delegação do país ao estádio em Israel, com a presença de minha heroína, a primeira-ministra Golda Meir”, relembra.

Kloss foi campeã juvenil de Wimbledon, torneio inúmeras vezes vencido por sua companheira Billie Jean King, campeã juvenil do US Open em 1974, tem dois títulos de duplas de Grand Slam, o de dupla feminina do Aberto dos Estados Unidos em 1976, com o sul-africano Linky Boshoff, e o Aberto da França de duplas mista com o australiano Kim Warrick, em 1976.

Ela cresceu em uma família judia tradicional. “Felizmente, meus pais tiveram a mente aberta e encorajaram minha irmã Merle e eu a ser independentes e seguir nossos sonhos. Meus pais eram membros do Jeppe Lawn Tennis Club e adoravam tênis. Todo fim de semana era passado no clube de tênis. Eu adorava tênis desde o início e batia bolas contra a parede até conseguir que um adulto jogasse comigo. Também tivemos a sorte de ter anualmente o Campeonato Aberto de Tênis da África do Sul, em Ellis Park, onde participaram os melhores jogadores do mundo. Eu era uma pegadora de bola do torneio. Vendo como os melhores eram bons, fiquei obcecada em me tornar boa o suficiente para ser uma profissional e viajar pelo mundo.”

Kloss tem o seguinte conselho para os tenistas sul-africanos que desejam seguir seus passos: “Trabalhe duro, certifique-se de competir em torneios e cerque-se de grandes treinadores dentro e fora da quadra.” Kloss disse que conheceu todos os melhores tenistas ao longo dos anos. “De Rod Laver, Billie Jean King e Arthur Ashe, a todos os melhores jogadores de cada geração.”

Depois de se aposentar, Kloss foi executiva-chefe e comissária da World TeamTennis, gerenciando a liga esportiva de 2001 a 2018. Atualmente, Kloss é diretora executiva da Billie Jean King Enterprises, onde lidera o desenvolvimento de negócios e supervisiona parcerias estratégicas. Kloss também está ativamente envolvida na Women's Sports Foundation como membro do conselho executivo. Em 2007, foi nomeada Empresária Esportiva do Ano pelo Centro de Marketing Esportivo de Varsóvia. Ela faz parte do conselho da Elton John AIDS Foundation.

Comentários
Loja - camisetas
Arena BTG