Notícias | Dia a dia | Australian Open
De Groot é penta na Austrália e chega ao 17º Slam
28/01/2023 às 06h29

Este é o nono Grand Slam seguido para Diede De Groot no tênis em cadeira de rodas

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Dominante no circuito feminino do tênis em cadeira de rodas, a holandesa Diede de Groot conquistou seu quinto título do Australian Open, o nono Grand Slam seguido e o 17º de sua carreira profissional. A holandesa de 26 anos venceu a final contra a japonesa Yui Kamiji de virada, com parciais de 0/6, 6/2 e 6/2.

Líder do ranking mundial de sua categoria, De Groot vem de duas temporadas impecáveis. Em 2021, ela conquistou o raro Golden Slam, ao vencer os quatro principais torneios e mais a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com 41 vitórias e só uma derrota no ano. Já em 2022, passou a temporada inteira invicta e venceu todos os 38 jogos que disputou.

"Eu tento não pensar tanto nesses números, porque eles podem te assustar", reconhece a holandesa. "Acho também que, quando você olha apenas para isso, pode se frustrar quando não consegue vencer, mesmo que às vezes seja muito realista perder um jogo. Não é normal você ficar ganhando sempre".

Além de ter sofrido um 'pneu' no primeiro set, De Groot ainda teve o serviço quebrado no início do segundo, mas buscou o empate de imediato e passaria à frente no placar no 3/2. Depois disso, ganhou confiança e passou a dominar a partida.

"Eu nem sei como consegui virar o jogo", afirmou a pentacampeã. "O primeiro set foi totalmente para a Yui. Eu nem tive a chance de ganhar um game. Estava conversando um pouco com meu treinador e tentei ficar o mais calma possível, mas acho que meu corpo estava mostrando que eu não estava calma. Depois consegui entrar um pouco mais nos ralis, consegui ter um pouco mais de tempo para entrar no meu jogo".

Canhota de 28 anos e vice-líder do ranking, Kamiji buscava o nono título de Grand Slam e parabenizou De Groot na cerimônia de premiação. "Você foi uma ótima jogadora hoje. Já jogamos muitas vezes, foram muitos três sets. Não é o final que eu queria, mas ainda assim estou feliz com meu desempenho hoje".

Comentários