Lyon (França) - Destaque na primeira semana da temporada feminina ao chegar à final em Adelaide, a tcheca de 18 anos Linda Noskova furou mais um quali e garantiu vaga na chave do WTA 250 de Lyon, em quadras duras e cobertas. A atual 56ª do ranking venceu neste domingo a eslovaca Viktoria Kuzmova por 6/1 e 6/3. Ela já vinha de uma boa estreia no sábado contra a conviada local Margaux Rouvroy.
Noskova já venceu grandes nomes neste começo de ano, tendo passado por Daria Kasatkina, Ons Jabeur e Victoria Azarenka em Adelaide. Sua algoz na final do torneio disputado há três semanas seria Aryna Sabalenka, que no último sábado venceu seu primeiro Grand Slam, no Australian Open. Em Melbourne, a jovem tcheca não manteve o embalo e perdeu na primeira rodada do quali.
A adversária de Noskova na estreia da chave principal em Lyon será a espanhola Garbiñe Muguruza, ex-número 1 e atualmente apenas no 82º lugar do ranking aos 29 anos. Muguruza recebeu convite dos organizadores do evento. O confronto será por volta das 10h30 (de Brasília) desta segunda-feira.
As demais jogadoras que furaram o quali são as espanholas Rebeka Masarova e Marina Bassols Ribera, a russa Erika Andreeva, a croata Ana Konjuh e a sérvia Olga Danilovic. Entre as que estreiam nesta segunda-feira, Konjuh encara a egípcia Mayar Sherif (cabeça 6), Danilovic desafia a alemã Jule Niemeier, enquanto Bassols joga contra a russa Anastasia Potapova. Outro bom jogo da rodada terá a francesa Alizé Cornet, terceira favorita, contra a colombiana Camila Osorio.