Notícias | Dia a dia
Djokovic retoma o número 1 e mira recorde de Graf
30/01/2023 às 07h39

Miami (EUA) - A série de feitos do sérvio Novak Djokovic está prestes a aumentar ainda mais. Voltando à liderança do ranking nesta segunda-feira, após levantar sua 10ª taça de Australian Open e a 22ª de Grand Slam, ele está muito perto de se tornar o maior número 1 da história, entre homens e mulheres, batendo o recorde da alemã Steffi Graf.

Djokovic começa agora sua 374ª semana na ponta, recorde absoluto na ATP, com 64 a mais do que o suíço Roger Federer, segundo colocado com 310 semanas. Contudo, no geral, a maior marca como número 1 pertence a Graf, que ficou 377 semanas na liderança da WTA.

Com 340 pontos de distância para o espanhol Carlos Alcaraz, que agora é o número 2 do mundo, o sérvio tem tudo para seguir na liderança por mais quatro semanas e assim bater o recorde de Graf. Como não defende pontos neste período, Djokovic pode até ampliar a vantagem para o rival e só será ultrapassado em uma improvável combinação de resultados.

+ Ivanisevic prevê mais 3 anos de Djokovic em alto nível
+ Federer e Nadal parabenizam Djokovic por título no AO
+ Djokovic promete exames para comprovar lesão

Para superar ‘Nole’ e retomar o número 1, Alcaraz primeiro teria que pegar um convite para o ATP 250 de Córdoba, torneio no qual não se inscreveu, ser campeão e depois também vencer o ATP 250 de Buenos Aires. Além disso, o sérvio também precisaria não disputar torneio algum nestas duas semanas, ou somar menos de 160 pontos.

A tendência é que o tenista de Belgrado não apenas supere o recorde de Graf, mas também só corra o risco de perder a liderança quando chegar a temporada europeia de saibro, já que não defende pontos até lá, enquanto Alcaraz defende títulos no Rio Open e em Miami, além de semifinal em Indian Wells (1.860 pontos ao todo).

Outro concorrente ao número 1, o grego Stefanos Tsitsipas corre por fora. Ele está no momento 875 pontos atrás de Djokovic e defende 615 pontos neste período, com destaque para o vice em Roterdã e semi em Acapulco.

Comentários