Notícias | Dia a dia
WTA autoriza novos uniformes e atende às mães
12/12/2018 às 09h44

Uniforme de Serena causou polêmica em Paris

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - A Associação feminina de tênis (WTA) anunciou nesta quarta-feira três alterações nas regras para a temporada de 2019. Uma trata dos uniformes autorizados, outra dos abandonos de torneios e a terceira atende pedido das tenistas de estender período de afastamente de futuras mães.

A regra dos uniformes entrou na pauta depois que Serena Williams apareceu com um inusitado modelo em Roland Garros, que acabou chamado de Mulher Gato. Acontece que até então o regulamento da WTA proibia o uso de legging - a calça que cola ao corpo - sem que a tenista usasse um calção ou uma saia sobre ela. Serena alegou que o traje não era um legging, mas um uniforme de peça única, que no entanto acabou proibido pela entidade. A partir de 2019, o legging - que as tenistas usam com frequência nos treinamentos - estará totalmente liberado.

A WTA também alterou a regra do 'ranking protegido', uma grande inovação criada pela entidade nos anos 1990 e então copiada pela Associação masculina. Agora, as tenistas que ficarem mais de 12 meses afastadas por qualquer tipo de lesão poderão usar o 'ranking protegido' por até 12 torneios, ao invés dos oito anteriores.

Na esteira da alteração, também atendeu solicitação das tenistas e agora congelará o ranking das que engravidarem por até três anos, um a mais do que a regra atual. Serena e Victoria Azarenka influenciaram nessa mudança, já que tiveram de antecipar o retorno às quadras após o parto.

Por fim, uma jogadora que se retire de um torneio entre o início do qualificatório e a primeira rodada da chave principal devido a contusão comprovada terá direito a 100% da premiação da primeira rodada, enquanto a 'lucky loser' que entrar em seu lugar receberá a verba do quali e a evntual premiação na chave por vitória. A regra no entanto só poderá ser usada duas vezes por temporada e jamais em torneios consecutivos.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis