Notícias | Copa Davis
Pucinelli abre o confronto, Monteiro na sequência
02/02/2023 às 13h42

Matheus Pucinelli disputa seu segundo jogo de Copa Davis na carreira

Foto: Luiz Candido/CBT

Florianópolis (SC) - O sorteio realizado na manhã desta quinta-feira vai definir a ordem dos jogos do primeiro dia de confronto entre Brasil e China pelos playoffs do Grupo Mundial I da Copa Davis. As partidas acontecem em quadra de saibro no Costão do Santinho, em Florianópolis.

A programação de sexta-feira começa ao meio dia com o paulista Matheus Pucinelli, 212º do ranking, enfrentando o número 1 chinês no confronto, Rigele Te, apenas 568º do ranking. Aos 21 anos, Pucinelli faz seu segundo jogo de Davis na carreira. Ele atuou contra o Líbano em 2021 e venceu seu jogo.

"Será uma experiência bem diferente da minha estreia contra o Líbano, onde o resultado já estava definido", disse Pucinelli. "Mas ao mesmo tempo me dá ainda mais vontade de buscar o meu melhor e ter a torcida presente vai fazer a diferença. Fico muito feliz de poder abrir o confronto e farei de tudo para começarmos com a vitória".

Na sequência, o cearense Thiago Monteiro entra como favorito. O canhoto de 28 anos e 78º do mundo será desafiado por Jie Cui, que ocupa a modesta a 913ª posição no ranking da ATP. Monteiro tem oito vitórias em 19 partidas de Copa Davis pela carreira profissional.

No sábado, estão previstos até três jogos, iniciando pelo duelo das duplas, a partir das 10h30. O Brasil deve contar com Rafael Matos e Felipe Meligeni contra Rigele Te e o experiente Ze Zhang, de 32 anos e que já esteve entre os 150 melhores do mundo. Também estão marcados outros dois jogos de simples para o complemento da programação.

Para o duelo contra os chineses foram chamados Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli, Gustavo Heide e Rafael Matos. A equipe é comandada pelo capitão Jaime Oncins. Já a China não terá os quatro principais jogadores do país. Quem vencer o confronto disputará um confronto do Grupo Mundial I em setembro, visando o Qualificatório Mundial de 2024.

"Nós já estávamos preparados para qualquer situação que pudesse aparecer. Mesmo sendo um duelo difícil, tenho a confiança em cada um que foi chamado para a Copa Davis", comentou Oncins.

Comentários