Morelos (México) - Em rodada com dois juvenis brasileiros em quadra, o paulista Henrique de Brito garantiu vaga na final do ITF J100 de Morelos, em quadras de saibro no México. O jogador de 17 anos tenta conquistar seu primeiro título de simples no circuito da Federação Internacional.
Na semifinal desta sexta-feira, Brito vencia o mexicano Andres Delgadillo por 6/3 e 3/0, quando o rival abandonou a disputa. Esta foi sua quarta vitória na semana, tendo passado também pelo anfitrião Rafael Maya, pelo colombiano Salvador Price e o uzbeque Asror Ismoilov.
Havia a possibilidade de um confronto brasileiro na final, mas o francês Michael Kouame venceu Victor Pagotto por 6/3, 1/6 e 7/5. Já nas duplas, Brito e o colombiano Miguel Tobon venceram a semifinal contra o argentino Martin Delnido e o mexicano Sebastian Sandoval por 6/3 e 6/4. Eles enfrentam o sueco Tom Noltorp e o dinamarquês Cornelius Shalmi.
Pela nova nomenclatura do circuito mundial juvenil da ITF, os torneios J100 equivalem os antigos eventos ITF J3, com 100 pontos para o campeão de simples e 60 para o vice. Nas duplas, os vencedores recebem 75 pontos. Brito é o atual 196º colocado no ranking da Federação Internacional. Ainda em busca do primeiro título de simples, ele já acumula seis conquistas nas duplas, uma delas neste ano.