Lyon (França) - Surpresa da semana no WTA 250 de Lyon, a norte-americana Alycia Parks vai disputar sua primeira final no circuito. A tenista de 22 anos e atual 79 do mundo derrotou a belga Maryna Zanevska por 6/3 e 7/6 (7-4) e agora desafiará a tenista da casa e cabeça de chave número 1 do torneio Caroline Garcia na decisão.
Parks precisou de 1h53 para superar a primeira semifinal deste sábado. “Acho que a chave foi apenas manter o foco e controlar o tempo. Toda vez que me adiantava, meio que perdia pontos, então dizia a mim mesma para desacelerar. Esta semana inteira estou relaxada e fazendo o meu jogo”, comentou a norte-americana.
Após subir 120 posições no ranking nos últimos 12 meses, embalada pela conquista de dois títulos de simples WTA 125 em dezembro, Parks vai alcançar sua melhor marca no próximo ranking. Com a campanha em Lyon, ela está subindo provisoriamente para o 62º lugar e pode chegar no top 50 se for campeã.
Só que para isso terá que superar a ídolo da casa Caroline Garcia, que tem feito valer a condição de principal favorita ao título e neste sábado deixou pelo caminho a colombiana Camila Osorio marcando duplo 6/2 em 1h12 de partida, em que anotou 24 bolas vencedoras, sendo sete delas em aces.
“Definitivamente foi uma boa partida, muito sólida da minha parte. Tive alguns momentos difíceis, mas consegui superá-los. A cada dia me sinto mais confortável e curtindo mais o ambiente em casa. É um privilégio jogar uma final na França, ainda mais na minha cidade”, comentou Garcia, que disputa sua 15ª final e busca o 12º título de WTA.