Lyon (França) - Principal favorita ao título no WTA 250 de Lyon, a francesa Caroline Garcia chegou até a final do torneio, mas neste domingo acabou surpreendida pela norte-americana Alycia Parks, que mais uma vez sacou muito, não sofreu uma quebra sequer e bateu a tenista da casa em sets diretos, com o placar final de 7/6 (9-7) e 7/5, depois de 2h07 de batalha.
A semana de Parks repleta de novidades, começando por sua primeira semifinal na WTA, depois a primeira final e agora o primeiro título. “É incrível segurar meu primeiro troféu de um torneio deste nível Palavras não podem explicar. No ano passado, eu estava disputando finais de ITF W60 e agora ganhei um WTA 250”, comemorou a norte-americana de 22 anos.
Parks novamente alcançou dois dígitos em aces, disparando 15 durante a partida, que corresponde a mais da metade de seus 28 winners. Do outro lado Garcia terminou com 13 bolas vencedoras, incluindo quatro aces. As duas foram excelentes no saque, com a norte-americana salvando todos os quatro break-points que enfrentou e ganhando 85% com o primeiro serviço.
Remember this moment...
— wta (@WTA) February 5, 2023
Remember her name...@TheRealAParks ⚡ pic.twitter.com/rmwp1ZOnxy
"Eu me certifiquei de focar em meus jogos de serviço hoje para assim buscar a vitória, porque sabia que não seria uma partida fácil. Então, apenas tentei me concentrar e lutar por cada ponto. Isso me ajudou a vencer a partida", comentou a campeã em Lyon.
No primeiro set, a norte-americana salvou um set-point com um saque irreversível em 7-6 no tiebreak. Garcia também teve ótimo desempenho com o saque e quase saiu da partida sem ser quebrada também, mas Parks converteu seu terceiro e último break-point do dia, contando com uma dupla falta da francesa para ficar com o título.
A vitória na final foi a segunda de Parks contra uma top 10, derrotando também a então número 7 do mundo Maria Sakkari no ano passado em Ostrava, e a primeira sobre uma top 5. A campanha nesta semana vai embalar a norte-americana no ranking, saindo da atual 79ª colocação para a 51ª, a melhor da carreira.
Class act, Caro 🤗@CaroGarcia pic.twitter.com/do0AShByh3
— wta (@WTA) February 5, 2023