Dallas (EUA) - Em seu primeiro torneio como top 100, o chinês Yibing Wu manteve o embalo e conquistou uma grande vitória, batendo o canadense Denis Shapovalov, que estreou no ATP 250 de Dallas direto na segunda rodada, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/4. Ao superar o atual número 27 do mundo, o tenista de 27 anos anotou a maior vitória da carreira até então.
"Estou jogando um grande tênis nos últimos meses. Espero poder continuar jogando bem. Agradeço aos fãs que vieram aqui para assistir à partida, especialmente os chineses. Eu conseguia escutar vocês", comemorou Wu, que no ano passado se tornou o primeiro chinês a vencer uma partida de Grand Slam desde o começo da Era Aberta.
Wu tratou de pressionar o canhoto canadense desde a primeira bola e conseguiu vencer os três primeiros games, mas Shapovalov, cabeça de chave número 3, buscou o empate por 4/4. A definição foi para o tiebreak e o chinês número 87 do mundo fez valer o seu bom momento no circuito, vindo de um vice-campeonato no challeneger de Cleveland, levou a melhor e largou na frente.
A segunda parcial começou com o chinês abrindo 2/0, Shapovalov buscou o empate no quarto game, mas no sétimo Wu anotou o break que definiu a partida e chegou às quartas de um ATP pela primeira vez. Ele espera agora pelo vencedor do duelo entre o australiano Jordan Thompson e o francês Adrian Mannarinno, oitavo pré-classificado.
On the rise 🔥
— ATP Tour (@atptour) February 9, 2023
Wu upsets third seed Shapovalov 7-6(1) 6-4 to advance to his first tour-level quarter-final. 👏@DALOpenTennis | #DALOpen pic.twitter.com/wYs7WzVU5y
Tiafoe e Wolf também vão às quartas
Segundo mais bem cotado ao título, o norte-americano Frances Tiafoe abriu sua campanha no torneio nesta quarta-feira e teve pela frente o compatriota Mackenzie McDonald, triunfando com parciais de 6/1 e 6/3. "Joguei muito bem. Não consegui ir bem no Australian Open, por isso quero mostrar um grande tênis aqui", afirmou o atual número 14 do mundo.
Nas quartas de final, Tiafoe terá outro compatriota pela frente, vai medir forças com J.J. Wolf, cabeça de chave 6, que derrubou o moldávio Radu Albot também por 2 sets a 0, com placar final de 6/3 e 7/6 (7-5). Será a segunda vez que os dois norte-americanos medirão forças, com vitória de Tiafoe no quali do Masters 1000 de Toronto em 2021.
QF bound in Dallas! 👏@FTiafoe put on a show as he cruises past McDonald 6-1 6-3.@DALOpenTennis | #DALOpen pic.twitter.com/eayjL1MGab
— ATP Tour (@atptour) February 9, 2023