Notícias | Dia a dia
Stefani se mantém invicta e busca 7º troféu de WTA
11/02/2023 às 11h17

Abu Dhabi (Emirados Árabes) - Brasileira com maior coleção de troféu de duplas na Era Profissional, a paulista Luísa Stefani continua sem derrotas na temporada 2023 e está na luta por mais um importante título, desta vez no WTA 500 de Abu Dhabi. Ela e a chinesa Shuai Zhang derrotaram neste sábado a japonesa Miyu Kato e a romena Monica Niculescu, por 7/5 e 6/3.

Em sua 15ª final da carreira e à procura do sétimo troféu de nível WTA, Stefani enfrentará neste domingo a parceria formada pela japonesa Shuko Aoyama e a taiwanesa Hao-Ching Chan, que surpreenderam as cabeças 1 Desirae Krawczyk e Giuliana Olmos, com parciais de 6/4, 2/6 e 10-3.

Invicta neste ano, Stefani já chega a 18 vitórias consecutivas, séria iniciada com o título no WTA 125 de Montevidéu, no final de 2022. Marcou então duas vitórias na United Cup, venceu quatro jogos para faturar Adelaide e mais cinco na campanha vitoriosa das duplas mistas em Melbourne.

Desde seu retorno às competições, em setembro, após 12 meses de completo afastamento devido à cirurgia no joelho, Stefani ganhou os títulos de Chennai, ao lado de Gabriela Dabrowski; Guadalajara, com Storm Hunter; Montevidéu, com Ingrid Martins; Adelaide, com Taylor Townsend e Australian Open de mistas, com Rafael Matos.

+ Veja as brasileiras com mais títulos de duplas na WTA

Ex-top 10 e atual 36ª colocada no ranking entre as especialistas em duplas, Stefani já recupera cinco posições com a campanha em Abu Dhabi e voltará ao top 30 em caso de título, posição que ocupou pela última vez em agosto do ano passado. Ao voltar da lesão, a tenista de 25 anos era apenas a 718ª colocada.

Primeiro set duro
Stefani e Zhang começaram Abu Dhabi derrubando as cabeças de chave 2 de virada e daí em diante não perderam mais sets. O começo da partida deste sábado no entanto foi bem duro. Stefani precisou salvar três break-points no quinto game, quando trabalhou muito com o primeiro saque.

Sofreram então a quebra com erros junto à rede, mas na hora de as adversárias sacarem para o set encontraram devoluções seguras e permitiram o empate. Stefani e Chang se salvaram em seguida no 'ponto decisivo' para fazer 6/5 e aí fizeram um grande game para quebrar e fechar o set, mesclando devoluções firmes, paciência nas trocas e voleios certeiros.

A vantagem no placar soltou de vez a dupla da brasileira, que passou a jogar muito melhor do que as adversárias, com muito poucos erros em todos os setores e explorando bem a baixa velocidade do primeiro saque das oponentes. Mas, com 4/1, houve certa desconcentração. Kato e Nicolescu descontaram as duas quebras e sacaram para empatar, mas aí Zhang foi muito feliz nas passadas e sacou em seguida para a vitória.

"Tem sido muito divertido jogar com Shuai", afirmou Stefani em quadra. "Nosso estilo de jogo se complementa. Estamos numa ótima semana".

Comentários