Notícias | Dia a dia
Bencic salva três match-points e vence Abu Dhabi
12/02/2023 às 13h13

Abu Dhabi (Emirados Árabes) - Com grande espírito de luta e muito sangue frio, a suíça Belinda Bencic salvou três match-points ainda no segundo set e conseguiu grande virada sobre a russa Liudmila Samsonova, para conquistar o WTA 500 de Abu Dhabi neste domingo. As parciais foram de 1/6, 7/6 (10-8) e 6/4.

A campeã olímpica, que tirou Beatriz Haddad Maia na semifinal do sábado, conseguiu dois feitos: a primeira vitória em quatro duelos diretos com Samsonova e enfim interromper a sequência da russa de 24 anos, que havia ganhado todas as quatro finais disputadas até hoje.

Ao mesmo tempo, Bencic passa a liderar o número de vitórias na temporada feminina, com 12, e iguala Aryna Sabalenka como únicas com dois troféus em 2023. Dona agora de oito troféus na carreira, sendo cinco de nível 500, ela não avança no ranking e mantém o nono lugar. Samsonova irá para 15º, seu recorde pessoal.

Na final deste domingo, Samsonova foi absoluta num primeiro set sufocante, em que tomou a iniciativa o tempo inteiro e conseguiu manter Bencic na correria. A russa precisou salvar break-point logo no game inicial, mas daí em diante não deu oportunidades.

Pouco a pouco, Bencic começou a trabalhar melhor os pontos, cortou os erros e com isso chegou a ter 4/1 4 5/2 no segundo set. Mas na hora de sacar para fechar, falhou. Sobreviveu a outro momento delicado e reagiu de 0-40 no 11º game e garantiu o tiebreak. Outra vez começou melhor, com 3-1, mas não sustentou. Samsonova teve então três match-points, o último deles com muita troca de bola perto da linha, mas Bencic manteve a frieza e levou à série decisiva.

O terceiro set começou indefinido. As tenistas trocaram sucessivas quebras, até que Bencic se firmou com 4/2, viu a adversária pedir atendimento para o ombro e aí selou a virada e a batalha de 2h48.

Comentários