Notícias | Dia a dia
Monteiro perde a 2ª estreia seguida no saibro
13/02/2023 às 19h21

Monteiro tem apenas três vitórias neste início de temporada no circuito

Foto: Luiz Candido/CBT

Buenos Aires (Argentina) - A temporada sul-americana de torneios no saibro não começou bem para Thiago Monteiro. Assim como havia acontecido na semana passada em Córdoba, o número 1 do Brasil e 78º do mundo não passou da primeira rodada no ATP 250 de Buenos Aires. Monteiro foi superado nesta segunda-feira pelo argentino Pedro Cachin, 68º do ranking, que marcou as parciais de 7/6 (7-2) e 6/4.

Monteiro tem apenas três vitórias neste início da temporada, sendo duas no quali de Auckland, no piso duro e uma no duelo contra a China na Copa Davis. Depois de passar em branco nos dois torneios argentinos, o cearense de 28 anos agora segue para o Rio Open e depois encerra a sequência de torneios na América do Sul por Santiago.

Ex-número 61 do mundo, Monteiro não tem pontos a defender nesta semana, mas terá 90 a descartar nos próximos dois torneios. Ano passado, ele chegou às oitavas no ATP 500 do Rio de Janeiro e às quartas no 250 da capital chilena.

Algoz do único brasileiro na chave principal, Cachin atingiu o melhor ranking da carreira em novembro do ano passado, quando ocupou o 54º lugar. O argentino de 27 anos tem seis títulos em torneios de nível challenger, quatro deles no ano passado. O tenista da casa ainda não havia vencido na atual temporada, e agora desafia o cabeça 3 italiano Lorenzo Musetti nas oitavas.

Apesar de ter criado um break-point logo no game de abertura, Monteiro não aproveitando a chance de quebra. E pouco depois, acabou perdendo o saque, o que permitiu ao rival abrir 3/1 no placar. Em uma disputa de ralis longos, nas lentas condições de Buenos Aires, o brasileiro buscou o empate por 3/3, mas não ameaçaria o saque do rival até o fim do set. E no tiebreak, o argentino foi muito superior.

Durante o segundo set, Cachin sacou muito bem. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seu serviço. Por sua vez, Monteiro vinha sofrendo pressão constante nos games de saque. Ele escapou duas vezes da quebra no início da parcial, mas não conseguiu evitar que o argentino passasse à frente no penúltimo game da parida. O tenista da casa chegou a vencer dez pontos seguidos para chegar à vitória.

Comentários