Notícias | Dia a dia
Croata que atua no mercado financeiro elimina Sock
15/02/2023 às 00h13

Matija Pecotic é o atual 784º do ranking e marcou sua primeira vitória na ATP

Foto: Andrew Patron

Delray Beach (EUA) - O croata de 33 anos Matija Pecotic está protagonizando a grande história da semana no ATP 250 de Delray Beach. Vindo do tênis universitário norte-americano, o atual 784º do ranking tem um emprego em tempo integral no mercado financeiro, mas entrou no quali do torneio e conseguiu nesta terça-feira sua primeira vitória em nível ATP. Ele superou o ex-top 10 Jack Sock, 143º colocado, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/2.

Pecotic vinha de dois bons resultados no quali. Ele vencia a partida contra Stefan Kozlov por 7/6 (7-1) e 5/5, quando o rival abandonou por conta do calor. Na sequência, o croata venceu o norte-americano Tennys Sandgren por 3/6, 6/3 e 6/2 para garantir seu lugar na chave principal.

"Eu certamente não esperava vencer. Você tem que ser realista. Ele é um ex-jogador do top 10, com uma incrível experiência no tênis e um ótimo saque. Seria arrogante pensar que eu esperava ganhar esse jogo", disse Pecotic, em entrevista ao site da ATP. "Tive que sair mais cedo do trabalho hoje. Meu chefe me liberou e ainda veio aqui assistir ao torneio. Vou ter que pedir outro dia de folga amanhã".

A carreira do croata no tênis precisou ser interrompida em 2016, quando ele estava próximo do top 200, mas ficou oito meses sem jogar depois de uma cirurgia e infecção no estômago. Ele passou pelas universidades de Princeton e Harvard, onde também atuou como técnico assistente na equipe de tênis. Já depois de formado, decidiu tentar de novo a vida no esporte. Ele conquistou cinco títulos em torneios profissionais de nível future em 2019 e mais um no início de 2020, pouco antes da pandemia. O croata tem 10 títulos de ITF, mas nunca passou do 206º lugar do ranking da ATP.

"Eu absolutamente amo este esporte e sei que a carreira não é para sempre. Já tenho 33 anos. Tento maximizar cada dia. Eu tento treinar todas as manhãs, se posso, cinco, seis vezes por semana", disse Pecotic. "Às vezes treino com meu chefe, que tem 70 anos. Esta semana treinei com um cara que provavelmente está com quase 50 anos. Mas você encontra maneiras criativas de contornar isso".

O próximo adversário de Pecotic é Marcos Giron, 55º do mundo, que venceu um duelo norte-americano contra o cabeça 8 Ben Shelton por duplo 6/4. Já o nono favorito J.J. Wolf passou por Ilya Ivashka por 7/5 e 6/3. Ele agora enfrenta o francês Adrian Mannarino, que venceu o alemão Daniel Altmaier por 4/6, 6/3 e 6/4.

Comentários