Notícias | Dia a dia
Bencic abandona Doha e Swiatek já está na semi
15/02/2023 às 18h23

Bencic vinha de título em Abu Dhabi e venceu mais dois jogos em Doha

Foto: Qatar Total Energies Open

Doha (Qatar) - Depois de ter vencido com facilidade sua partida de estreia no WTA 500 de Doha, Iga Swiatek não precisará disputar as quartas de final do torneio. A número 1 do mundo, que havia vencido norte-americana Danielle Collins por 6/0 e 6/1 nesta quarta-feira, foi beneficiada pela desistência da suíça Belinda Bencic, nona colocada, e avança diretamente à semifinal.

Atual campeã do torneio, Swiatek terá um dia livre e agora espera a partida entre Coco Gauff e Veronika Kudermetova. Ela venceu todos os cinco jogos que fez contra Gauff no circuito, incluindo a final de Roland Garros do ano passado, e lidera o histórico contra Kudermetova por 2 a 0. Vencedora de 11 torneios do circuito, a polonesa de 21 anos busca a 14ª final da carreira.

Bencic vinha de título em Abu Dhabi, conquistado no último domingo, e já estreou em Doha na terça, quando venceu a búlgara Viktoriya Tomova. Já nesta quarta-feira, buscou grande virada contra Victoria Azarenka. A suíça tem 14 vitórias e apenas duas derrotas no ano, tendo conquistado também um WTA 500 em Adelaide na segunda semana da temporada. De acordo com a organização do torneio, não há diagnóstico de lesão, apenas o desgaste acumulado pelas últimas semanas, lembrando ainda que o primeiro WTA 1000 da temporada começa domingo em Dubai.

Garcia vence duelo de 3h e enfrentará Sakkari
Já no jogo que encerrou a programação desta quinta-feira, a número 5 do mundo Caroline Garcia venceu uma batalha de 3h contra a tcheca Karolina Muchova por 6/7 (3-7), 7/5 e 6/4. A francesa é a terceira cabeça de chave do torneio e garantiu seu lugar nas quartas de final.

"Estou muito feliz com a vitória de hoje. Foi uma batalha para vencer cada ponto e cada game. Tentei colocar pressão nos games de saque dela, tive muitas oportunidades, principalmente no segundo set. Continuei focada e estou muito feliz com a maneira como joguei os últimos games", disse Garcia, que criou 16 break-points na partida e conseguiu três quebras.

Mais agressiva em quadra, Garcia liderou a estatística de winners por 38 a 29, e consequentemente também cometeu mais erros, 30 contra 19 de Muchova. Diante de uma rival muito sólida de fundo e que aposta em muitas variações de altura e direção de bola, a francesa precisou cuidar bem do saque e controlar as emoções. Ela disparou 10 aces e enfrentou apenas dois break-points, sofrendo somente uma quebra em toda a partida, ainda no set inicial. A francesa perdia o último set por 4/3, mas terminou vencendo três games seguidos.

A adversária de Garcia nas quartas será a grega Maria Sakkari, sétima do ranking, que derrotou a 18ª colocada Ekaterina Alexandrova por 6/3 e 6/2. A francesa venceu os três duelos anteriores e o reencontro será às 14h (de Brasília) desta quinta-feira. "Espero uma partida tão equilibrada quanto a de hoje. Ela é uma grande tenista e que luta muito. Espero ter uma boa noite de sono e recuperação para jogar o meu melhor tênis amanhã".

De volta ao top 5 depois de ter lidado com uma lesão no pé no início do ano passado, a francesa recuperou espaço no ranking. Ela chegou a cair para o 79º lugar em julho, mas terminou a temporada passada com o título do Finals e na quarta posição. "Um ano atrás, eu sonhava apenas em voltar a andar sem sentir dor no pé. Era tudo o que eu queria a cada dia que eu acordava. Fui paciente. Eu e minha equipe fizemos um ótimo trabalho para que eu voltasse mais forte. Não sei o que o futuro me reserva, estou agora no top 5 e só espero coisas boas".

Comentários