Doha (Qatar) - No jogo que abriu a programação desta quinta-feira pelo WTA 500 de Doha, Veronika Kudermetova levou a melhor contra Coco Gauff e garantiu lugar na semifinal do torneio. Em dia de muito vento em quadra, a atual número 11 do mundo mostrou maior adaptação às condições e marcou as parciais de 6/2, 3/6 e 6/1 em 2h04 de partida.
Ao superar Gauff nas quartas, Kudermetova chegou à sua 11ª vitória contra top 10 na carreira e a primeira na temporada. A russa de 25 anos tem apenas um título de WTA, conquistado em Charleston ainda em 2021, mas tenta alcançar sua sexta final na carreira.
Delight in Doha for Veronika 🤟
Veronika Kudermetova battles past Gauff to reach her second semifinal of the year! #QatarTennis pic.twitter.com/SfKcFoj5oV— wta (@WTA) February 16, 2023
Mas para isso, Kudermetova terá que superar a número 1 do mundo Iga Swiatek. A polonesa não precisou entrar em quadra nesta quinta-feira, beneficiada pela desistência da suíça Belinda Bencic, que apesar de não ter lesão diagnosticada, justificou a saída do torneio pelo desgaste acumulado nas últimas semanas. Bencic vinha de título em Abu Dhabi e começa um WTA 1000 em Dubai no domingo. Swiatek lidera o histórico contra a russa por 2 a 0.
"Estou muito orgulhosa por essa vitória. Coco é uma grande jogadora e as condições de hoje estavam muito difíceis por causa do vento", disse Kudermetova, após superar a número 6 do ranking. Ela agora projeta o duelo com a líder do ranking. "Não tenho pressão. Já joguei contra ela duas vezes, vou tentar o meu melhor e buscar um meio de vencer. É um ótimo desafio para mim ter a Iga do outro lado da rede".
wait for it
— wta (@WTA) February 16, 2023
wait for it
... BANG 🎯
Kudermetova | #QatarTennis pic.twitter.com/RSKU0OSrhG
Durante o primeiro set, Kudermetova cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço e colocou pressão constante sobre o saque de Gauff. Ela criou seis break-points em três games distintos e conseguiu duas quebras. A segunda parcial foi de altos e baixos, com quatro quebras para Gauff e três para Kudermetova. A norte-americana perdia por 2/1 e venceu cinco dos últimos seis games da parcial.
O domínio de Kudermetova foi retomado no terceiro set, quando ela conseguiu duas novas quebras e só enfrentou um break-point para abrir 5/0, antes de definir o jogo em seu serviço. Gauff terminou a partida com mais winners, 27 a 18, mas também cometeu mais erros, 23 contra 18 da russa. Ao todo, foram 11 quebras de serviço, 7 a 4 para Kudermetova, com 21 break-points disputados.