Roterdã (Holanda) - A participação de Holger Rune no ATP 500 de Roterdã precisou ser abreviada por conta de uma lesão no punho direito. Cabeça 4 do torneio e número 9 do mundo, o dinamarquês de 19 anos abandonou a partida contra o convidado local Gijs Brouwer, apenas 160º do ranking, quando já perdia por 6/4 e 4/0 com 1h13 de partida.
Dessa forma, o canhoto Brouwer consegue sua primeira vitória contra um top 10 aos 26 anos. Em chaves principais de ATP, o holandês só venceu cinco jogos, dois deles nesta semana. Antes de passar por Rune, ele havia vencido o suíço Marc-Andrea Huesler na estreia.
É certo que Brouwer terá o melhor ranking da carreira. Até então, seu recorde pessoal era o 144º lugar, mas com os 90 pontos conquistados em Roterdã, em uma semana com apenas 4 a defender, ele sobe para a 115ª posição. E se ele vencer mais uma, entará no top 100.
O resultado também vai garantir um tenista da casa entre os semifinalistas. Isso porque Brouwer enfrentará o também convidado Tallon Griekspoor, 61º do mundo e algoz de Alexander Zverev na última quarta-feira. Apesar de os dois holandeses terem a mesma idade, 26 anos, será um confronto inédito no circuito. Quem passar enfrentará na semi o italiano Jannik Sinner ou o suíço Stan Wawrinka.
Unfortunately Holger Rune had to retire while trailing 6-4 4-0. 😥
— ABN AMRO Open (@abnamroopen) February 16, 2023
This means Friday night will offer something special for the Dutch fans.
🇳🇱 Brouwer vs Griekspoor 🇳🇱 at the #abnamroopen. 🥳 pic.twitter.com/jvoZ5i1rIU