Notícias | Dia a dia
Iga é finalista com só 2 games perdidos no torneio
17/02/2023 às 14h04

A líder do ranking marcou duas vitórias arrasadoras em Doha, contra Collins e Kudermetova

Foto: WTA

Doha (Qatar) - A semana de Iga Swiatek no WTA 500 de Doha segue bastante tranquila. A número 1 do mundo precisou disputar apenas duas partidas no torneio e chega à final da competição com só dois games perdidos na competição. Assim como havia acontecido na estreia contra Danielle Collins na última quarta-feira, Swiatek marcou 6/0 e 6/1 contra a 11ª colocada Veronika Kudermetova na semifinal desta sexta, em 56 minutos de partida.

Por ser a principal cabeça de chave, Swiatek estreou diretamente nas oitavas em Doha. E após a vitória sobre Collins, ela recebeu a notícia de que não precisaria jogar nas quartas contra Belinda Bencic. A suíça justificou a desistência por conta do desgaste acumulado nas últimas semanas. Bencic vinha de título em Abu Dhabi e prioriza a preparação para o primeiro WTA 1000 da temporada, em Dubai, que começa no domingo.

Atual campeã em Doha e vencedora de 11 títulos no circuito profissional, Swiatek disputará sua 14ª final da carreira e busca o primeiro troféu da temporada. Mas mesmo que conquiste o bicampeonato no Qatar, ela não tem ainda como defender todos os pontos conquistados em 2022. Isso porque a edição de 2022 foi um WTA 1000. Até por isso, os pontos só caem depois do torneio de Dubai. Anualmente, é promovido um rodízio entre esses dois eventos no Oriente Médio.

Swiatek agora enfrenta a norte-americana Jessica Pegula, quarta colocada no ranking. A final acontece ao meio-dia (de Brasília) deste sábado. Apesar de a polonesa liderar o histórico de confrontos por 4 a 2, com as quatro vitórias no ano passado, o duelo mais recente foi vencido por Pegula na primeira semana da temporada, pela United Cup.

"Estava preocupada com as condições de hoje, então estou muito feliz por ter feito um jogo sólido e inteligente", disse Swiatek, que venceu os três jogos contra Kudermetova no circuito. Ela também falou sobre o duelo com Pegula. "É sempre difícil jogar com a Jessie. Ela é uma grande jogadora, e também muito sólida. Não quero analisar demais o confronto, espero apenas jogar meu melhor tênis".

Apesar de ser um dia de muito vento em quadra, o que dificultaria o controle da trajetória da bola, a número 1 do mundo fez uma partida bastante consistente e todas as estatísticas foram arrasadoras. Swiatek não enfrentou break-points e aproveitou cinco de suas seis oportunidades de quebra. A polonesa fez 14 winners contra só 4 de Kudermetova, e cometeu apenas 5 erros não-forçados, diante de 15 da rival. Diferença significativa também no total de pontos conquistados, 50 a 17.

Chance de recorde para a polonesa
Em caso de mais uma vitória arrasadora na final, Iga Swiatek terá a chance de conseguir um recorde no circuito profissional. A tenista com menos games perdidos no caminho para um título de WTA foi Chris Evert, que cedeu apenas sete games para vencer um torneio em Lugano, na Suíça, em 1981. Mas na ocasião, a norte-americana teve que disputar cinco jogos. Evert também só perdeu oito games no título de Indianápolis em 1974, mesmo número que Steffi Graf e Monica Seles conseguiram em outros torneios da década de 1980.

Comentários