Notícias | Dia a dia
Fonseca reage no 2º set, mas Molcan prevalece
20/02/2023 às 18h02

Convidado para o Rio Open, Fonseca disputou seu primeiro ATP na carreira

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ) - A primeira experiência de João Fonseca em um torneio da ATP aconteceu nesta quinta-feira. Convidado para disputar o Rio Open, o carioca de 16 anos foi superado nesta segunda-feira pelo eslovaco Alex Molcan, 54º do mundo e cabeça 9 do torneio, que marcou as parciais de 6/0 e 6/3 em 1h11 de partida no Jockey Club Brasileiro.

Integrante da equipe brasileira campeã da Copa Davis Júnior no ano passado, Fonseca é o atual número 16 do ranking mundial de sua categoria. Ele debutou em competições profissionais ainda na última temporada, conseguindo duas vitórias em challengers e mais três em ITF, que o levaram ao atual 827º lugar do ranking da ATP, com 20 pontos conquistados.

Algoz de Fonseca nesta segunda-feira, o canhoto Molcan está com 25 anos e já foi finalista de três torneios da ATP, mas ainda busca o primeiro título da carreira. Treinado por Marian Vajda, que por muito tempo foi o técnico de Novak Djokovic, o eslovaco agora enfrenta o boliviano Hugo Dellien, que venceu o português João Sousa por 6/0 e 6/2.

Atuando diante de um jogador muito mais experiente no tênis de alto nível, Fonseca precisou de tempo para encontar seu melhor ritmo e se sentir mais confortável em quadra. Ele tentou ser agressivo, mas se apressou na tentativa de definir os pontos, cometendo 21 erros não-forçados no primeiro set. Molcan salvou um break-point no game de abertura e aplicou um 'pneu'.

A vantagem do eslovaco ficou ainda maior no segundo set, já que Molcan abriu 3/0 no placar. Só então, Fonseca conseguiu confirmar o serviço. O carioca apostou em variações e mudanças táticas e conseguiu equilibrar as ações, chegando a devolver a quebra. Mas o cabeça 9 do torneio voltaria a quebrar no oitavo game, antes de definir a partida em seu saque. Fonseca até liderou nos winners por 13 a 6, mas cometeu 39 erros contra 14 do rival.

Comentários