* Atualizado com declarações de Ingrid sobre a partida
Mérida (México) - A participação brasileira no WTA 250 de Mérida chegou ao fim na madrugada desta terça-feira. Depois da queda de Laura Pigossi na rodada final do quali de simples, Ingrid Martins se despediu na estreia da chave de duplas. Ingrid e a venezuelana Andrea Gamiz foram superadas pelas norte-americanas Kaitlyn Christian e Sabrina Santamaria, cabeças 2 do torneio, por 6/2 e 7/6 (8-6).
Terceira melhor brasileira no ranking entre as especialistas em duplas, Ingrid está com 26 anos e ocupa o 95º lugar. Este foi seu quinto torneio na temporada, tendo alcançado as quartas em dois eventos, com destaque para o WTA 250 de Auckland ainda na primeira semana de janeiro.
Depois de um primeiro set dominado pelas favoritas norte-americanas, que conseguiram três quebras, Ingrid e Gamiz equilibraram as ações na segunda parcial. Foram três quebras para cada lado antes da definição no tiebreak. A dupla cabeça 2 precisou jogar quatro match-points para chegar à vitória.
"Hoje tivemos que nos adaptar as condições diferentes. Entramos na quadra meia-noite e acho que o nível do jogo no geral foi abaixo. Não conseguimos ser consistentes e jogar num bom nível para vencê-las", disse Ingrid nesta terça-feira pela manhã. "Elas souberam aproveitar as chances que tiveram e se sair melhor. Assim é o tênis, a cada semana temos que lidar com situações distintas e seguir trabalhando duro. Semana que vem tem mais oportunidades".
Duas batalhas de 3h na primeira rodada de simples
Another marathon in Mérida ⏳
— wta (@WTA) February 21, 2023
Saving two match points, Xiyu Wang defeats [8] Riske-Amritraj and moves through to R2 in Mexico.#MéridaOpenAKRON pic.twitter.com/CS8wWpRzqM
Duas partidas muito longas foram destaque na rodada de simples. A canhota chinesa Xiyu Wang lutou por 3h22 para vencer a cabeça 8 norte-americana Alison Riske-Amritraj por 7/5, 4/6 e 7/6 (7-1). Wang enfrenta a australiana Kimberly Birrell, que venceu a húngara Anna Bondar por 7/6 (10-8) e 6/1.
Já Caty McNally deu o troco para as norte-americanas contra a chinesas. Ela venceu a terceira favorita Lin Zhu por 7/6 (7-3), 6/7 (5-7) e 6/1. Ela enfrentará a compatriota Katie Volynets, que bateu a italiana Lucia Bronzetti por 4/6, 6/2 e 6/1. Em outro jogo muito longo, a espanhola Nuria Parrizas Diaz venceu a croata vinda do quali Ana Konjuh por 6/4, 6/7 (2-7) e 6/2. Ela encara a italiana Camila Giorgi, que passou pela egípcia Mayar Sherif por 6/4 e 6/2.
A rodada teve mais uma vitória italiana, Elisabetta Cocciaretto fez 6/0 e 6/3 contra a suíça Viktorija Golubic. Ela pode enfrentar a chinesa Xinyu Wang ou a russa Elina Avanesyan. Ainda na terça à noite, a belga Ysaline Bonaventure venceu a suíça Simona Waltert por 4/6, 7/5 e 6/1. Ela pode encarar a tcheca Katerina Siniakova ou a ucraniana Lesia Tsurenko.
One of the longest matches of the year ⏰@CatyMcNally toughs it out and gets the win against No.3 seed Zhu, 7-6(3), 6-7(5), 6-1!#MéridaOpenAKRON pic.twitter.com/EZRXX1FAUi
— wta (@WTA) February 21, 2023