Rio de Janeiro (RJ) - A abertura da rodada desta quinta-feira no Rio Open teve duas vitórias espanholas. O veterano Albert Ramos e seu compatriota Bernabe Zapata Miralles venceram seus jogos das oitavas de final. Eles agora se enfrentam por uma vaga na semi do único ATP 500 da América do Sul. O confronto entre eles é inédito no circuito.
Canhoto de 35 anos e atual 47º do ranking, Ramos fez sua maior experiência no circuito. Ele venceu o colombiano Daniel Galan, 88º colocado, por 6/2 e 6/4 em apenas 1h21 de partida. Sétimo cabeça de chave, o espanhol esteve em todas as edições do Rio Open e foi semifinalista em 2017.
Por sua vez, Bernabe Zapata Miralles está com o melhor ranking da carreira aos 26 anos, ocupando agora o 63º lugar. Vindo de uma semifinal em Buenos Aires, ele manteve o embalo e venceu o argentino Francisco Cerundolo, cabeça 4, por 6/1, 4/6 e 6/1 em 1h43 de partida.
Back-to-back quarters 🫡
— Tennis TV (@TennisTV) February 23, 2023
Coming off a semi-final in Buenos Aires, Bernabe Zapata Miralles reaches the last 8 in Rio with a 6-1 4-6 6-1 win vs No.4 seed Cerundolo#RioOpen pic.twitter.com/VCAISmvB3n
Jarry também avança no Rio Open e enfrenta Baez
Outro jogador garantido nas quartas é o chileno Nicolas Jarry, que mantém o embalo depois de ter furado e ainda vencido o cabeça 3 italiano Lorenzo Musetti na estreia da chave principal. Jarry, de 27 anos e 139º do ranking, superou nesta quinta-feira o espanhol Pedro Martinez por duplo 6/2 em apenas 1h31 de partida.
O próximo rival de Jarry será o argentino Sebastian Baez, 35º do ranking. Algoz de Thomaz Bellucci na estreia, Baez venceu nesta quinta-feira o peruano Juan Pablo Varillas por 7/5 e 7/6 (8-6). Apesar de inédito no nível ATP, o confronto já aconteceu em um challenger em 2021, com vitória do argentino em sets diretos.