Notícias | Dia a dia
Krejcikova volta à final de Dubai e desafia Swiatek
24/02/2023 às 14h15

Krejcikova venceu as números 2 e 3 do mundo no caminho para a final de Dubai

Foto: DDF Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) - Pela segunda vez na carreira, Barbora Krejcikova disputará a final do WTA 1000 de Dubai. Vice-campeã da edição de 2021, a tcheca de 27 anos repetiu a campanha depois de superar a norte-americana Jessica Pegula, por 6/1, 5/7 e 6/0 em exatamente 2h de partida nesta sexta-feira.

Krejcikova tem cinco títulos de simples no circuito da WTA, com evidente destaque para Roland Garros em 2021, e vai para a nona final da carreira. Depois de superar a vice-líder do ranking Aryna Sabalenka nas quartas e a terceira colocada Jessica Pegula na semi, a tcheca terá a missão de enfrentar a número 1 do mundo Iga Swiatek. A polonesa lidera o histórico por 2 a 1, mas Krejcikova venceu uma final espetacular em Ostrava no ano passado, com 3h16 de duração.

A grande semana em Dubai também faz com que Krejcikova recupere posições no ranking. A ex-número 2 do mundo e atual 30ª colocada está voltando ao top 20 e pode retornar ao top 15 em caso de título. O torneio em Dubai dá 900 pontos para a campeã (já que não é um evento obrigatório no calendário) e 585 para a vice. Eliminada na semi, Pegula tentava alcançar a segunda final seguida no circuito. Ela foi vice-campeã em Doha no último sábado, superada por Swiatek na decisão.

Krejcikova foi muito superior durante o primeiro set. No encontro entre duas jogadoras muito sólidas de fundo, a tcheca teve maior iniciativa dos pontos, além de ter sacado muito bem. Ela conseguiu duas quebras e só enfrentou um break-point, chegando a vencer cinco games seguidos, além de liderar a estatística de winners por 13 a 3.

Pegula conseguiu ser mais efetiva nas devoluções a partir do segundo set, especialmente quando Krejcikova não colocava o primeiro serviço em quadra. A tcheca salvou quatro break-points no início da parcial, mas teve seu serviço quebrado no oitavo game, o que possibilitou à norte-americana liderar por 5/3.

Sacando para o set, Pegula esteve a um ponto de fechar a parcial, mas não aproveitou e permitiu que Krejcikova devolvesse a quebra. No game seguinte, a tcheca salvou outro set-point, apostando nos slices para quebrar o ritmo. Ela também tentou agredir nas devoluções no game de 5/5, mas não teve sucesso. Na sequência, sofreu uma nova quebra com uma dupla falta e perdeu o set. Krejcikova seguia fazendo mais winners, 12 a 7 na parcial, mas cometeu 32 erros contra 9 de Pegula.

Passado um período de intervalo entre os sets, em que Krejcikova foi ao vestiário, o domínio da tcheca foi retomado no terceiro set. Logo de cara, conseguiu uma quebra e largou com 2/0. Cada vez mais confiante, a campeã de Roland Garros fez um game de devoluções bastante agressivas e voltaria a quebrar e fez 4/0. Ela manteve o bom momento em quadra e fechou a partida com 'pneu'. Muito mais agressiva em quadra, Krejcikova fez vinte winners a mais, 31 a 21, e naturalmente cometeu mais erros, 48 contra 27.

Comentários