Notícias | Dia a dia
Murray salva mais 5 match-points e chega à final
24/02/2023 às 14h28

Murray já salvou 8 match-points no torneio e disputou 12 sets na semana em Doha

Foto: Qatar ExxonMobil Open

Doha (Qatar) - A semana de Andy Murray no ATP 250 de Doha segue com vitórias emocionantes. O britânico salvou mais cinco match-points nesta sexta-feira, totalizando oito ao longo do torneio, e já disputou 12 sets no caminho até sua 71ª final de ATP. Murray superou o tcheco Jiri Lehecka, jovem de 21 anos e 52º do ranking, com parciais de 6/0, 3/6 e 7/6 (8-6) em 2h29 de partida.

Ex-número 1 do mundo mundo, Murray aparece atualmente no 70º lugar do ranking aos 35 anos e vai em busca do 47º título de ATP, o segundo desde as cirurgias no quadril que quase o fizeram se aposentar há quatro anos. Sua conquista mais recente foi em quadra dura e coberta da Antuérpia em 2019. Jogando em Doha, o britânico é bicampeão em 2008 e 2009, e também jogou as finais de 2007 e 2017. Ele está bem perto de voltar ao top 50.

Convidado para jogar em Doha, Murray começou o torneio salvando três match-points contra o italiano Lorenzo Sonego e também venceu jogos longos contra o cabeça 4 alemão Alexander Zverev nas oitavas e o francês vindo do quali Alexandre Muller nas quartas. Seu próximo rival pode ser o russo Daniil Medvedev ou o canadense Felix Auger-Aliassime. Em ambos os casos, o retrospecto é de 2 a 0 para os possíveis rivais.

"Eu não sei como ganhei o jogo. Foi uma das viradas mais incríveis da minha carreira. Salvei os dois match-points quando eu estava sacando, com 5/3, e mais três com 5/4. Eu sabia que era a primeira vez que ele sacava para uma final, então tentei manter a pressão no final. Eu sei como é difícil sacar em partidas como essa, mas não tenho ideia de como consegui virar o jogo hoje para ser honesto", disse Murray após a partida. "Também faz uma grande diferença para nós, jogadores, quando recebemos muita energia e uma ótima atmosfera da torcida".

Com grandes viradas ao longo da temporada, o britânico tem apostado na preparação física. "Nos últimos dois anos, perdi muitas partidas equilibradas, e precisei falar sobre isso com minha equipe. Acho que o trabalho físico que fiz na na pré-temporada me deu um pouco mais de confiança para esses momentos. Quando você está em melhor forma, pode tomar melhores decisões. Caso contrário, você fica cansado e tenta encurtar os pontos ou jogar de forma diferente, o que não te dá a melhor chance de vencer. Sinto que a melhora física ajudou".

Apesar de ter aplicado um 'pneu' no primeiro set, Murray começou o jogo encarando um game longo no saque e reverteu um 0-40. Depois disso, só perderia mais três pontos no saque até o fim do set. O jovem Lehecka foi superior no segundo set. Ele largou com 3/0 e só enfrentou dois break-points na parcial, mantendo a liderança até o fim.

Logo no início do terceiro set, o tcheco conseguiu uma quebra de serviço. Ele liderou por 4/2, e depois por 5/3. Murray salvou dois match-points no saque, e depois escapou de outros três antes de devolver a quebra e buscar o empate por 5/5. A definição ficou para o tiebreak, em que o britânico esteve à frente no placar o tempo todo. Ele passou por um susto no primeiro match-point, depois de ter escorregado na quadra quando tentava executar um voleio, mas não deixou a segunda chance de vitória escapar.

Comentários