Notícias | Dia a dia
Jarry volta ao top 100 pela 1ª vez desde o doping
25/02/2023 às 11h33

Jarry furou o quali e depois bateu Musetti, Martinez e Baez na chave principal

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ) - Próximo oponente do espanhol Carlos Alcaraz na busca pelo bicampeonato do Rio Open, o chileno Nicolas Jarry tem aproveitado muito bem as oportunidades na competição. Vindo do quali, ele já está nas semifinais e com a campanha no ATP 500 carioca conseguirá voltar ao top 100 pela primeira vez desde que foi suspenso por doping em janeiro de 2020.

Jarry foi suspenso por 11 meses por doping ao testar positivo para duas substâncias proibidas durante a Copa Davis realizada em Madri alguns meses antes. O chileno sempre rejeitou o doping e alegou que não beneficiava em nada seu desempenho e que seu consumo era involuntário. Mesmo assim ele amargou quase um ano de gancho e sofreu na volta.

Sem ranking em seus primeiros torneios desde a suspensão, ele demorou um pouco para voltar a vencer. O retorno aconteceu em um challenger em Lima, ainda em 2020, com queda na estreia. O mesmo resultado se repetiu em dois futures antes do fim daquele ano. O primeiro triunfo veio apenas em fevereiro de 2021, no challenger de Concepción, aparecendo na semana seguinte como o 1165º do ranking.

Em 2021, ele teve bom desempenho nos challengers, conquistou dois títulos e dois vices e ainda fez outras três semifinais. Contudo, o retorno aos ATP e ao top 100, tendo ocupado a 38ª colocação no ranking, demoraram bem mais. Na temporada passada, Jarry mesclou challengers com qualis de ATP, conseguindo furar alguns e até chegar às quartas de Gstaad.

Atual 139 do mundo, chileno de 27 anos garantiu a volta ao top 100 pela primeira vez desde 2020 com a campanha no Rio. “Não sabia disso, mas agora eu tenho que me focar para a próxima partida”, falou Jerry após bater o argentino Sebastian Baez nas quartas e antes de desafiar Alcaraz na semi. Ele está indo provisoriamente para o 85º lugar e pode ao 69º se for finalista e ao 45º se for campeão.

Comentários