Tucuman (Argentina) - Pela segunda semana consecutiva a cidade de Tucuman, na Argentina, recebe um ITF W25 em quadras de saibro. E a participação brasileira começou nesta terça-feira com uma vitória da paulista de 17 anos Luana Plaza Araujo. A atual 913ª do ranking venceu a argentina Tiziana Rossini por 6/2 e 6/0 em apenas 1h15 de jogo.
A vitória rende 3 pontos na WTA para Luana, que atualmente possui 18 pontos no ranking profissional. Ela enfrenta na segunda rodada a ucraniana Valeriya Strakhova, cabeça 8 do torneio e 351ª do ranking aos 27 anos.
Ainda nesta terça-feira, a paranaense Georgia Gulin enfrentou a britânica Francesca Jones, que já foi 149ª do mundo e entrou na chave com ranking protegido, e perdue por 4/6, 6/3 e 6/3. Jones será a adversária da gaúcha Gabriela Cé, terceira cabeça de chave e 244ª colocada. Canhota de 29 anos, Cé fez boa campanha na semana passada e chegou às quartas.
Já a paulista Carolina Meligeni Alves, número 3 do Brasil e 226ª do mundo, é a segunda cabeça de chave e estreia contra a romena Maria Sara Popa, de apenas 17 anos.
O torneio na Argentina vale 50 pontos no ranking para a campeã e 30 para a vice. Cé, Carol e as demais cabeças de chave entram diretamente na segunda rodada. As outras jogadoras, incluindo Luana Plaza, precisam de seis vitórias para chegarem ao título. Quem chegar às oitavas de final fará 5 pontos no ranking.
Carolina Bohrer consegue 3 pontos no ranking
Outra brasileira a somar três pontos no ranking da WTA nesta terça-feira foi a catarinense de 15 anos Carolina Bohrer Martins. Ela tentou o quali do ITF W60 de Arcadia, em quadras duras nos Estados Unidos, e venceu a primeira rodada contra a norte-americana Ginger Foster por 7/5 e 6/3. Mas ainda nesta terça-feira, em seu segundo compromisso no dia, perdeu por 6/2 e 7/5 ára a também anfitriã Shatoo Mohamad.