Notícias | Dia a dia
Djokovic sente melhora e terá Hurkacz nas quartas
01/03/2023 às 17h50

Djokovic venceu todos os confrontos que fez contra Hurkacz no circuito

Foto: DDF Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) - Classificado para as quartas de final do ATP 500 de Dubai, Novak Djokovic sentiu uma melhora em relação à partida de estreia no torneio. Depois de ter passado por um jogo duro contra o tcheco Tomas Machac na última terça-feira, em jogo definido apenas no tiebreak do terceiro set, o sérvio dominou a disputa diante do holandês Tallon Griekspoor nesta quarta e precisou de apenas 1h21 para fechar a partida.

"Foi uma ótima noite para mim. Ontem eu tive que trabalhar duro para conseguir uma vitória. Mas hoje, acho que estava mais afiado desde o início e joguei um tênis de melhor qualidade", disse Djokovic, após a vitória por 6/2 e 6/3. "Estou muito mais próximo de meu melhor nível e satisfeito com o desempenho e com a forma como me senti em quadra. Espero continuar no caminho certo amanhã".

Djokovic sofreu apenas uma quebra na partida e criou 16 break-points, aproveitando quatro dessas chances. O número 1 do mundo chegou a liderar o segundo set por 5/0 e precisou de três match-points para fechar o jogo. "Talvez os últimos três ou quatro games não tenham sido os melhores para fechar a partida, mas consegui encontrar um bom saque no final. Não esperava jogar tão bem, considerando a partida de estreia. Mas todo dia tenho uma nova oportunidade para melhorar. Estou muito feliz por feito uma boa partida".

A atuação de Griekspoor, 39º do ranking, também foi elogiada pelo sérvio. "Ele tem muito poder de fogo em seu jogo. Seu saque e forehand são duas de suas jogadas favoritas. Ele tenta ditar os pontos de fundo da quadra com o forehand, e eu sabia que tinha que tirar o tempo dele".

Djokovic volta a atuar nesta quinta-feira, a partir do meio-dia (de Brasília). Ele enfrenta o polonês Hubert Hurkacz, número 11 do mundo, que venceu o russo vindo do quali Pavel Kotov por 7/5 e 6/1. Esta foi a sexta vitória seguida para Hurkacz, campeão em Marselha na semana passada. O sérvio lidera o histórico de confrontos contra o polonês de 26 anos por 4 a 0.

Melhora após a lesão na perna
Em seu primeiro torneio desde o título do Australian Open, Djokovic se sente plenamente recuperado da ruptura de três centímetros no tendão da coxa, sofrida no início da temporada. "Não estava pensando na minha perna durante os jogos, o que é ótimo. Não estava me incomodando nem um pouco. Mas uma lesão é uma lesão. Tem uma memória muscular e ela brinca um pouco com a sua mente, brinca com a sua biomecânica, com preparação e execução dos golpes. Mas sinto uma diferença comparando com o nível que eu tinha e o tipo de execução que tive na Austrália".

Aos 35 anos, o número 1 do mundo também falou sobre o fato de enfrentar adversários jovens com cada vez mais frequência. "Novas gerações estão chegando, mas não tenho medo. Tenho certeza de que os jovens tenistas estão estudando Federer, Nadal e a minha carreira. Eles vêm como lidamos com as coisas dentro e fora da quadra e o que nos levou ao sucesso. Isso é o que eu estava fazendo quando sonhava ser o número 1".

Comentários