Porto Alegre (RS) - Em seu segundo jogo na Brasil Juniors Cup, João Fonseca venceu mais uma para chegar às quartas de final do ITF J300 disputado nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Fonseca superou nesta quinta-feira o italiano vindo do quali Carlo Alberto Caniato, 156º do ranking, por 7/6 (7-3) e 7/5.
Melhor brasileiro no ranking juvenil, Fonseca é o atual 23º do mundo em sua categoria e chegou a ocupar o 13º lugar em janeiro. O carioca de 16 anos é o terceiro cabeça de chave em Porto Alegre. Ele enfrenta na próxima nesta sexta-feira ao meio-dia (de Brasília) o cabeça 6 do torneio Danil Panarin, 31º do ranking, que venceu o argentino Gonzalo Zeitune por 7/6 (9-7) e 6/0.
Entre todos os jogadores das quartas, o único que está um pouco melhor que o brasileiro no ranking é o búlgaro Adriano Dzhenev, cabeça 4 e número 20 do mundo. Ele enfrenta na próxima fase o argentino Maximo Zeitune e só pode enfrentar Fonseca na final do torneio. Nos outros confrontos, o italiano Federico Cina encara o belga Emilien Demanet, enquanto o norte-americano Darwin Blanch joga contra o japonês Lennon Roark Jones.
A participação brasileira nas duplas chegou ao fim nesta quinta-feira. A parceria nacional formada pela carioca Gabriela Felix e a brasiliense Maria Luisa Oliveira caiu nas quartas de final diante da argentina Luciana Moyano e a peruana Lucciana Perez Alarcon, principais cabeças de chave, por 7/6 (8-6) e 6/3. Já o paranaense Gustavo Almeida e o argentino Luca Miremont foram superados pelos norte-americanos Maxwell Exsted e Cooper Woestendick por 7/5 e 7/6 (7-4).
Asiáticas se destacam no feminino
Pela chave feminina, quatro tenistas asiáticas estão nas quartas de final. Destaque para o confronto japonês entre a principal favorita Sara Saito contra Shiho Tsujioka. Já a também nipônica Mayu Crossley, cabeça 3, enfrenta a sul-coreana Yujin Kim. Nos outros confrontos, a chilena Antonia Vergara Rivera joga contra a peruana Lucciana Perez Alarcon. Já a norte-americana Alexia Harmon encara a italiana Alessandra Teodosescu.