Notícias | Dia a dia
Fonseca para nas quartas, 16 anos tem final brasileira
03/03/2023 às 18h31

A gaúcha Pietra Rivoli disputará a final dos 16 anos contra Isabeli Andreola

Foto: Luiz Candido/CBT

Porto Alegre (RS) - A participação nacional na categoria principal da Brasil Juniors Cup chegou ao fim nesta sexta-feira. Único tenista da casa a ter alcançado as quartas de final de simples nos 18 anos, o carioca João Fonseca foi superado pelo cabeça 6 do torneio e 31º do ranking Danil Panarin por 6/3, 2/6 e 6/2. O torneio ITF J300 disputado nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

Melhor brasileiro no ranking juvenil, Fonseca é o atual 23º do mundo em sua categoria e chegou a ocupar o 13º lugar em janeiro. O carioca de 16 anos era o terceiro cabeça de chave em Porto Alegre. Ele recebe 100 pontos no ranking pela campanha.

Já Panarin, nascido na Rússia e jogando sob bandeira neutra no circuito, enfrenta o belga Emilien Demanet, que bateu o italiano Federico Cina por 6/4 e 6/3. A outra semi terá o norte-americano Darwin Blanch enfrenta o argentino Maximo Zeitune. Blanch venceu o japonês Lennon Roark Jones por 6/7 (2-7), 6/3 e 7/6 (7-2), enquanto Zeitune passou pelo búlgaro Adriano Dzhenev por duplo 6/4.

Pela chave feminina, duas japonesas estão entre as semifinalistas. A principal favorita Sara Saito venceu a compatriota Shiho Tsujioka por duplo 6/2 e encara a italiana Alessandra Teodosescu, que bateu a norte-americana Alexia Harmon. Já a também nipônica Mayu Crossley, cabeça 3, venceu a sul-coreana Yujin Kim por 4/6, 6/3 e 6/3 e enfrenta a peruana Lucciana Perez Alarcon, cabeça 2, que fez 6/1 e 6/2 contra a chilena Antonia Vergara Rivera.

Brasil nas finais dos 14 e 16 anos
A final feminina da categoria 16 anos, disputada no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, será entre duas brasileiras. Pietra Rivoli, que ganhou um título no Paraguai na semana passada, venceu na semifinal desta sexta-feira a equatoriana Maria Robles Cuellar por 6/1 e 6/2. Ela enfrenta Isabeli Andreola, que bateu a boliviana Dayanara Velasco por 6/7, 6/2 e 6/3.

Nos 16 anos masculino, o Brasil conta com Pedro Chabalgoity, que venceu Victor Cunha Lima por 5/7, 6/2 e 6/3. Ele enfrenta o argentino Ian Vertberger, que evitou um duelo nacional ao bater Luiz Felipe Oliveira Silva por 6/2 e 7/5. Já nos 14 anos masculino, Lucas Moscatto tenta o título contra o boliviano Oliver Encinas. A final feminina dos 14 anos será entre a paraguaia Zoe Doldan e a chilena Isidora Lisboa.

Comentários