Porto Alegre (RS) - O público compareceu, fez bonito e acompanhou de perto o encerramento da Brasil Juniors Cup, no último domingo, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. A sede da capital gaúcha recebeu as partidas finais das categorias 18 anos masculino e feminino. Foram duas semanas de muito tênis no Rio Grande do Sul, com a sedes do Recreio da Juventude (Caxias do Sul) recebendo os duelos das categorias 12, 14 e 16 anos, e a Associação Leopoldina Juvenil com as partidas das categorias de 18 anos e Tennis Kids. Participaram cerca de 800 atletas de 25 países.
Na decisão masculina, o norte-americano Darwin Blanch confirmou a consistência apresentada em todos seus jogos da competição e bateu o belga Emilien Demat com parciais de 6/4 e 6/1. Darwin vem de uma família tradicional de tenistas e tem dois irmãos disputando o circuito mundial. Além disso, o jovem fez história ao tornar-se no segundo tenista mais jovem a somar um ponto ATP, quando venceu um encontro no ITF M15 de Villena, disputado na academia de Juan Carlos Ferrero, no ano passado.
Na final feminina da Brasil Juniors Cup, a japonesa Sara Saito, cabeça de chave 1, superou a peruana Lucciana Perez Alarcon, cabeça 2, em um jogo equilibradíssimo, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/5, ficando com o título. Este é o segundo título seguido para a japonesa no saibro, repetindo o resultado da semana passada em Assunção. Com isso, a jogadora de 16 anos sobe do sexto para o quinto lugar no ranking da categoria. Saito também havia sido campeã de duplas, ao lado da polonesa Malwina Rowinska.
"Foi um período que reforçou como Porto Alegre abraça a Brasil Juniors Cup: talentos do tênis mundial em quadra, grande público acompanhando as disputas e o apoio de empresas e do poder público representam o sucesso da edição. É preciso que as próximas edições permaneçam no Rio Grande do Sul", destacou Paulo Corazza, presidente da Associação Leopoldina Juvenil.
O presidente do Recreio da Juventude também comemorou a realização da competição com sucesso. "Foi uma grande honra para nós, pela primeira vez na nossa história, receber um torneio do nível da Brasil Juniors Cup e podermos ter atendido todas as expectativas da organização do evento com a nossa infraestrutura. Foi importante também poder receber em Caxias do Sul mais de 500 pessoas entre atletas, técnicos e equipes envolvidas no torneio, que ficaram aqui por mais de uma semana. Isso é importante para divulgação da nossa cidade, do Clube e para a economia de Caxias do Sul", disse Diego Biglia, presidente executivo do Recreio da Juventude.