Criciúma (SC) - Depois de vencer seus dois primeiros jogos no Banana Bowl em sets diretos, João Fonseca teve uma partida mais dura nesta quinta-feira, mas conseguiu sua terceira vitória no torneio e chegou às quartas de final do ITF J500 disputado nas quadras de saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. Cabeça 4 do torneio e 16º do ranking, o carioca de 16 anos liderava a partida contra o japonês Yuta Tomida, 199º colocado, por 6/3, 3/6 e 2/0 quando o rival abandonou a disputa por lesão.
"Não foi da forma que eu gostaria. Ele é um amigo meu, que conheci agora na Austrália. É um ótimo jogador e que acabou de ganhar do campeão em Porto Alegre", disse Fonseca, ao lembrar, que Tomida eliminou na segunda rodada o norte-americano Darwin Blanch, 35º colocado e vencedor da Brasil Juniors Cup no último domingo. "É muito bom estar nas quartas de final e contar com a torcida. Consegui lutar até o final e manter os pontos da forma como eu combinei com o meu treinador".
Fonseca agora enfrenta o italiano de 15 anos Federico Cina, 27º do ranking e cabeça 7 em Criciúma, que venceu o argentino Gonzalo Zeitune, 95º, por 7/5 e 6/1 "O Cina é um ano mais novo do que eu, italiano e muito agressivo. Estou preparado para qualquer adversário".
JOÃO FONSECA NAS QUARTAS DE FINAL DO BANANA BANANA BOWL!!!
— CBT (@cbtenis) March 9, 2023
O brasileiro 🇧🇷 garantiu a vaga diante do japonês 🇯🇵 Yuta Tomida, que se lesionou e precisou desistir da partida.
O placar terminou em 6/3 3/6 2/0 - Ret. pic.twitter.com/dAwdKqAxdB
A campanha até as quartas de final já rende 150 pontos no ranking para João Fonseca, que pode fazer 250 pontos se for semifinalista. Por ora, deve ganhar até três posições e igualar sua melhor marca, mas há chance de entrar no top 10 se ele for finalista. Para a composição do ranking são consideradas as seis melhores pontuações acumuladas em simples no período de um ano e mais 25% das seis melhores campanhas nas duplas.
Do mesmo lado da chave, o cabeça 1 japonês Rei Sakamoto enfrenta Danil Panarin nas quartas. Já o segundo favorito Yaroslav Demin joga contra o belga Emilien Demanet. No outro confronto das quartas, o búlgaro Adriano Dzhenev será desafiado pelo boliviano Juan Carlos Prado Angelo.
Enquanto Fonseca tenta se tornar o primeiro brasileiro a vencer a categoria de 18 anos do Banana Bowl desde 2015, a paulista de 16 anos e 150ª do ranking Olívia Carneiro está nas quartas de final da chave feminina. Com três vitórias na semana, ela já fez o melhor resultado de uma brasileira desde Laura Pigossi em 2012, e pode se tornar a primeira semifinalista da casa desde 2007. Olivia enfrenta a polonesa Malwina Rowinska, cabeça 9 do evento e 77ª do ranking.