Londres (Inglaterra) – Popular e versátil, Clare Balding foi oficializada como a principal apresentadora da cobertura de Wimbledon da BBC. A comentarista de 52 anos tem sete coberturas olímpicas no currículo e de eventos como casamentos da realeza e uma série de prêmios de Personalidade Esportiva do Ano. Ela descreveu seu novo papel como uma "grande honra".
Balding ocupará a partir da edição deste ano a função que foi da querida e respeitada Sue Baker por 30 anos. Em novembro passado, em um evento, Barker deu a pista de quem poderia ser sua sucessora ao afirmar que se fosse Balding, a função estaria em mãos seguras. “Seria absolutamente maravilhoso deixá-lo com Clare”.
Ver essa foto no Instagram
Balding está na BBC desde 1995n e torna-se a quinta principal apresentadora da cobertura de Wimbledon em 50 anos, depois de David Coleman, Harry Carpenter, Des Lynam e Barker. “É uma grande honra receber essa responsabilidade, mas estou muito ciente de que ninguém pode ocupar o lugar de Sue”, disse ela. “É meu trabalho dar o melhor e ajudar a fazer com que nossos espectadores sintam que estão na primeira fila do maior palco esportivo.”
O pai de Balding chegou a ser treinador dos cavalos da rainha e Clare foi uma talentosa jockey amadora. Clare Balding estudou inglês na Universidade de Cambridge e ingressou na BBC como estagiária, subindo rapidamente na emissora. Seu trabalho nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Londres foi elogiada. No ano passado, ela foi condecorada pelo Império Britânico por serviços ao esporte e caridade e até dezembro ela era a presidente da Rugby Football League.