Notícias | Dia a dia
Fonseca e Olivia fazem semi e jogam ainda na 6ª
10/03/2023 às 14h02

João Fonseca venceu o italiano Federico Cina para chegar à semifinal em Criciúma

Foto: Luiz Candido/CBT

Criciúma (SC) - O início da rodada desta sexta-feira pelo Banana Bowl foi de bons resultados para o tênis brasileiro. Tanto o carioca João Fonseca quanto a paulista Olívia Carneiro venceram seus jogos e confirmaram vagas nas semifinais do ITF J500 disputado nas quadras de saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. Ambos voltam a atuar ainda nesta sexta-feira, em busca de vagas nas finais do maior torneio infantojuvenil do país.

Olívia Carneiro foi a primeira a entrar em quadra e eliminou mais uma cabeça de chave. A paulista de 16 anos e 150ª do ranking venceu a polonesa Malwina Rowinska, cabeça 9 do evento e 77ª do ranking, por 6/1 e 6/2.

Com o resultado, ela já tem a melhor campanha de uma brasileira na competição desde o vice-campeonato de Roxane Vaisemberg em 2007. Sua próxima rival é a italiana Alessandra Teodosescu, que eliminou a japonesa Sara Saito, principal favorita e vinda de títulos em Assunção e Porto Alegre, por 6/2, 6/7 (5-7) e 6/4.

A vitória de João Fonseca também foi em sets diretos. O cabeça 4 do torneio e 16º do ranking venceu o italiano de 15 anos Federico Cina, 27º colocado, por 6/1 e 6/4. O carioca de 16 anos tenta ser o primeiro brasileiro a vencer a competição desde o gaúcho Orlando Luz, campeão em 2015. Ele agora enfrenta o japonês Rei Sakamoto, principal cabeça de chave, que venceu Danil Panarin em três tiebreaks, por 6/7 (4-7), 7/6 (7-5) e 7/6 (7-4).

Fonseca é também semifinalista de duplas em Criciúma, em parceria nacional com o também carioca Nicolas Oliveira. Os brasileiros venceram na última quinta-feira o sueco Kevin Edengren e o holandês Abel Forger pelas quartas de final por 6/2 e 6/0. Eles enfrentam a parceria russa de Yaroslav Demin e Daniil Sarksian.

As campanhas até as semifinais rendem 250 pontos no ranking para os juvenis brasileiros, que podem receber 350 com mais uma vitória e 500 em caso de título. João Fonseca tem chance de entrar no top 10 se chegar à final, enquanto Olívia Carneiro busca se firmar entre as cem melhores. O carioca também vai somando 187 pontos pela semifinal de duplas. Para a composição do ranking são consideradas as seis melhores pontuações acumuladas em simples no período de um ano e mais 25% das seis melhores campanhas nas duplas.

Comentários