Notícias | Dia a dia
Fonseca supera rodada dupla e joga final do Banana
10/03/2023 às 20h09

Fonseca pode ser o primeiro brasileiro campeão do torneio desde 2015

Foto: Donizete Candido/CBT

Criciúma (SC) - A difícil rodada dupla com quartas e semifinais nesta sexta-feira no Banana Bowl terminou com resultado positivos para João Fonseca. Depois de ter vencido o italiano Federico Cina pela manhã, o carioca de 16 anos e 16º do ranking mundial juvenil encarou o japonês Rei Sakamoto, principal cabeça de chave e 17º colocado, e marcou as parciais de 6/4 e 6/2 nesta sexta-feira, em quadra de saibro na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma.

A final do Banana Bowl será disputada neste sábado, a partir das 11h (de Brasília) contra o 19º do ranking Yaroslav Demin, jogador nascido na Rússia e que atua sob bandeira neutra no circuito, que venceu o boliviano Juan Carlos Prado Angelo por 0/6, 7/6 (7-5) e 6/0. A final será transmitida pelo canal SporTV3.

Vencedor de três torneios no circuito mundial juvenil da ITF, Fonseca tenta o maior título da carreira individual. Ele também fez parte da equipe brasileira campeã da Copa Davis Júnior no ano passado. Seu adversário, que já chegou a ocupar o sexto lugar do ranking, ganhou um ITF juvenil em Guadalajara na última temporada. O confronto é inédito no circuito.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)

"Essa foi uma vitória com o coração. Tanto eu, quanto o Sakamoto, demos tudo que podíamos em quadra hoje", disse Fonseca após a partida. "Estou muito feliz por chegar à final. No início da semana, eu havia dito que o foco era no título e amanhã vou dar meu máximo para conseguir”.

Fonseca tenta se tornar o primeiro brasileiro desde Orlando Luz a vencer o mais tradicional torneio infantil do país. Orlandinho venceu as edições de 2014 e 2015, realizadas nas cidades de São José do Rio Preto e São José dos Campos, no interior paulista. Antes disso, o tênis brasileiro ficou 33 anos sem ter um campeão na chave masculina. Em suas 53 edições, o Banana Bowl também teve outros cinco brasileiros campeões, Joaquim Rasgado (1970), Roger Guedes (1971), Flávio Arenzon (1973), Eddie Pinto (1974) e Eduardo Oncins (1981).

A campanha até a final rende 350 pontos no ranking mundial juvenil para João Fonseca, que entrará no top 10 na lista da Federação Internacional. Se for campeão, o carioca receberá 500 pontos. Para a composição do ranking são consideradas as seis melhores pontuações acumuladas em simples no período de um ano e mais 25% das seis melhores campanhas nas duplas.

Fonseca ainda disputou a semi de duplas, ao lado de Nicolas Oliveira, nesta sexta-feira à noite. Eles foram superado por Yaroslav Demin e Daniil Sarksian por 5/7, 6/2 e 10-8. Demin e Sarksian enfrentam Cina e Sakamoto na final. 

Olívia Carneiro encerra ótima campanha na semi
Depois de ter vencido quatro jogos no Banana Bowl, três deles contra cabeças de chave, a Olivia Carneiro se despediu na semifinal, superada pela italiana Alessandra Teodosescu, 122ª do ranking, por duplo 6/4. A campanha da paulista de 16 anos e 150ª do mundo foi a melhor de uma brasileira no torneio desde 2007, quando Roxane Vaisemberg ficou com o vice-campeonato. Além disso, Olívia recebe 250 pontos, que irão aproximá-la do top 100. A adversária de Teodosescu na final será a japonesa Mayu Crossley, 17ª do mundo, que venceu a italiana Emma Ghirardato por duplo 6/3.

A final feminina acontece às 10h. Cabeça 3 do torneio, Crossley tem quatro títulos no circuito da ITF e é a atual campeã dos tradicionais Eddie Herr e Orange Bowl nos Estados Unidos. Ela ainda não perdeu sets em Criciúma. Já Teodosescu busca seu terceiro e maior título da carreira. 

Comentários