Notícias | Dia a dia
Fonseca é superado por russo e fica com o vice
11/03/2023 às 13h14

Fonseca entrará no top 10 do ranking mundial juvenil após o torneio, Yaroslav Demin conquistou o título

Foto: Luiz Candido/CBT

Criciúma (SC) - Depois de ter vencido cinco jogos durante a semana, dois deles na última sexta-feira, João Fonseca foi superado na final do Banana Bowl e ficou com o vice-campeonato no ITF J500 disputado nas quadras de saibro na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. Fonseca caiu diante de Yaroslav Demin, 19º do ranking, que marcou um duplo 6/2 neste sábado.

Demin é nascido na Rússia e está atuando sob bandeira neutra no circuito há mais de um ano. A medida foi adotada pelas entidades que comandam o tênis desde o início da guerra na Ucrânia. Em 53 edições do Banana Bowl, é a primeira vez que um russo vence a categoria 18 anos no masculino. Mas no feminino, Svetlana Kuznetsova e Alisa Kleybanova foram campeãs no início dos anos 2000.

Fonseca, caricoa de 16 anos e 16º colocado no ranking mundial juvenil, tentava ser o primeiro brasileiro a vencer o mais tradicional torneio infantojuvenil do país desde o bicampeonato do gaúcho Orlando Luz em 2014 e 2015. Também semifinalista de duplas em Criciúma, ele entrará no top 10 do ranking de sua categoria com os 350 pontos conquistados.

Vencedor de três torneios no circuito mundial juvenil da ITF, Fonseca tentava o maior título da carreira individual. Ele também fez parte da equipe brasileira campeã da Copa Davis Júnior no ano passado. Demin, de 17 anos, já chegou a ocupar o sexto lugar do ranking. Ele ganhou seu segundo ITF juvenil na carreira e o primeiro na temporada.

Com 1,85m de altura, Demin sacou muito bem durante toda a final e estava tão confiante em seus games de serviço que ele forçava até mesmo o segundo saque. A primeira quebra da partida aconteceu logo cedo, depois de três erros não-forçados do brasileiro. O russo ampliou a vantagem no sétimo game, sendo bastante agressivo nas devoluções. Na reta final do set, Fonseca tentou mudar o posicionamento para responder melhor ao saque do adversário, disputou um game longo, mas não evitou a perda da parcial.

O domínio de Demin na partida continuou no segundo set e o russo conseguiu duas novas quebras de serviço, chegando a liderar por 5/2. Fonseca salvou dois match-points e teve a chance de devolver uma das quebras, mas o russo era o jogador mais consistente em quadra, enquanto Fonseca se apressava na tentativa de definição dos pontos. Demin conseguiu fechar a partida sem ter o serviço quebrado.

Cina e Sakamoto campeões de duplas
O título de duplas ficou com o italiano Federico Cina e o japonês Rei Sakamoto, que venceram na final Yaroslav Demin e Daniil Sarksian por 6/2 e 6/4. Sakamoto, de 16 anos, tem agora quatro títulos no circuito. Já seu parceiro Cina, tem apenas 15 anos e já venceu seu quinto torneio da ITF nas duplas.

Comentários