Indian Wells (EUA) - Em seu primeiro jogo desde o Australian Open, Ons Jabeur conseguiu uma vitória de virada na estreia do WTA 1000 de Indian Wells. A número 4 do mundo superou neste sábado a lucky-loser polonesa Magdalena Frech por 4/6, 6/4 e 6/1 em 1h43 de partida.
Jabeur não atuou nos torneios do Oriente Médio, em Abu Dhabi, Doha e Dubai no mês de fevereiro. Ela vinha tratando de uma lesão no joelho e justificou a ausência nos eventos por conta de uma pequena cirurgia. Sua próxima adversária é justamente a última algoz, a canhota tcheca Marketa Vondrousova, que fez um duplo 6/1 contra a compatriota Marie Bouzkova. Apesar da recente derrota na Australia, a tunisiana lidera o histórico contra a tcheca por 3 a 2.
Welcome back, @Ons_Jabeur 👋
The No. 4 seed finishes strong in her 4-6, 6-4, 6-1 win over Frech.#TennisParadise pic.twitter.com/C5TFuQ6AWR— wta (@WTA) March 12, 2023
Em uma noite com muito vento em quadra, e sentindo um pouco a falta de ritmo, Jabeur precisou de tempo para se sentir mais confortável e aplicar seu estilo característico. Depois de um primeiro set em que tentou bater mais forte na bola e encurtar os pontos, a tunisiana foi se sentindo mais à vontade para executar seus drop-shots, slices e voleios a partir do segundo set.
A tunisiana chegou a ficar a dois games da derrota quando a segunda parical estava empatada por 4/4, mas conseguiu quebrar o saque da polonesa na hora certa. Domiante na parcial decisiva, ela quebrou mais três vezes e não enfrentou break-points. Jabeur liderou a contagem de winners por 36 a 11 e cometeu 33 erros contra 15 da rival.
Quem também precisou de três sets para avançar foi Bianca Andreescu, vencedora do torneio em 2019 e atual 36ª do ranking. A canadense ficou em quadra por 2h31 e superou a convidada local Peyton Stearns por 4/6, 6/4 e 6/3. Andreescu é a próxima adversária da número 1 do mundo e atual campeã Iga Swiatek. A polonesa venceu o único duelo anterior, realizado no saibro de Roma no ano passado.
Back at the scene of the climb ⬆️
— wta (@WTA) March 12, 2023
2019 Indian Wells champion @Bandreescu_ survives Stearns 4-6, 6-4, 6-3, setting up a third-round showdown with Swiatek!#TennisParadise pic.twitter.com/XeeVDRFPCU
Badosa enfrentará Rybakina na terceira fase
Já a espanhola Paula Badosa, ex-número 2 do mundo e atual 22ª do ranking, venceu a compatriota Nuria Parrizas Diaz por 6/2 e 7/5. Badosa terá um jogo duro na terceira rodada diante da cazaque Elena Rybakina, número 10 do mundo. A espanhola lidera o retrospecto entre elas por 4 a 1. No outro jogo da noite, a italiana Martina Trevisan venceu a norte-americana Madison Brengle por 5/7, 6/1 e 6/2, garantindo o duelo com a tcheca Karolina Muchova, algoz de Victoria Azarenka no torneio.
Ainda neste sábado, a romena Sorana Cirstea havia vencido o primeiro set contra a norte-americana Madison Keys por 6/1 quando a rival, cabeça 19 do torneio, abandonou por sentir náuseas durante a partida. Cirstea enfrentará outra tenista da casa, a canhota Bernarda Pera.
Sorana Cirstea continued her great play once again to start the match winning the 1st set. But in between sets, Madison had a medical timeout where I saw her mention she was nauseous and ultimately retired from the match. Sorana Cirstea defeated Madison Keys 6-1, 0-0 Retirement. pic.twitter.com/HN9Uf87zpI
— Romanian Tennis (@WTARomania) March 12, 2023