Notícias | Dia a dia
'Condições são parecidas com das de Doha', diz Iga
12/03/2023 às 12h59

Swiatek mostrou boa adaptação às condições e cedeu só um game na estreia

Foto: BNP Paribas Open

Indian Wells (EUA) - Depois de vencer com tranquilidade sua partida de estreia no WTA 1000 de Indian Wells, Iga Swiatek avaliou que as condições do torneio são muito parecidas com as de Doha, onde foi campeã há três semanas com apenas cinco games perdidos na competição. A número 1 do mundo acredita que está conseguindo se adaptar bem às quadras mais lentas e aos dias com muito vento.

"Eu diria que tudo é parecido, exceto a umidade e as bolas. Então com certeza em relação ao vento, a experiência ajudou muito. Mas ainda tenho que me acostumar com as bolas", disse Swiatek após vencer a norte-americana Claire Liu por 6/0 e 6/1. "Talvez as bolas do torneio masculino sejam mais parecidas com as de Doha, porque jogamos com bolas diferentes. Aqui o ar é seco, então as bolas vão mais rápido no ar. São mais leves que as bolas que jogamos em Doha e que as bolas do Australian Open. Mas em termos de superfície e vento, são parecidas".

"Com certeza o torneio do ano passado me mostrou que posso jogar em qualquer condição, e acredito um pouco mais que posso me ajustar. E Doha me mostrou que posso lidar com o vento de qualquer maneira. Ano passado eu lembro que tive sorte de só jogar a final contra o vento, mas eu lembro daquela partida do Rafa contra o Carlos. Não sei o que eu faria, honestamente", acrescentou a atual campeã do torneio.

"É bem complicado, mas a coisa mais importante que você tem que fazer no tênis é se ajustar um pouco melhor que a sua adversária. Portanto, tenho a confiança de que posso fazer isso e fiz alguns treinos muito sólidos aqui, então tenho uma mentalidade positiva", complementou a polonesa, que enfrentará a canadense Bianca Andreescu, campeã de 2019 e atual 36ª do ranking.

Com apenas um game cedido na estreia em Indian Wells, a número 1 do mundo saiu de quadra bastante satisfeita com seu nível de tênis. Ela não enfrentou break-points, liderou a estatística de winners por 15 a 2 e cometeu 20 erros não-forçados contra 35 da rival. A polonesa conseguiu cinco quebras em sua rápida apresentação.

"Foi uma partida muito sólida e estou feliz com a forma como me adaptei ao vento, porque quando estávamos treinando, não estava muito vento. Taticamente e em termos de tênis, tudo estava no ponto. Então, estou muito feliz com o meu jogo".

Comentários