Notícias | Dia a dia
Bia é superada em três sets por Raducanu em IW
13/03/2023 às 20h06

Bia ainda joga duplas em Indian Wells e depois segue para Miami

Foto: Jimmie48/WTA

Indian Wells (EUA) - Pelo segundo jogo seguido, Beatriz Haddad Maia disputou uma partida de três sets no WTA 1000 de Indian Wells. Mas depois de ter buscado uma virada contra Katerina Siniakova no último sábado, a número 1 do Brasil 13ª do mundo foi superada nesta segunda-feira pela britânica Emma Raducanu, ex-top 10 e atual 77ª do ranking, com parciais de 6/1, 2/6 e 6/4 em 2h19 de partida. Em 16 jogos disputados na temporada, Bia tem 10 vitórias e seis derrotas. A paulista de 26 anos fez quarta aparição em Indian Wells e tentava repetir a campanha de 2021, quando chegou às oitavas.

Bia permanece na Califórnia para a disputa do torneio de duplas, ao lado da experiente alemã de 35 anos Laura Siegemund. Elas atuam ainda nesta segunda-feira contra a letã Jelena Ostapenko e a ucraniana Lyudmyla Kichenok, cabeças 3 do evento. Depois que encerrar sua participação em Indian Wells, a brasileira seguirá para o WTA 1000 de Miami, que começa no dia 22 de março.

Algoz de Bia nesta segunda-feira, Emma Raducanu tenta recuperar o bom nível de tênis e a confiança que a levaram ao título do US Open de 2021. A britânica de 20 anos disputa apenas seu terceiro torneio da temporada, e pela primeira vez no ano venceu três jogos seguidos, passando também por Danka Kovinic e Magda Linette nas fases iniciais. Ela estava sem jogar desde o Australian Open, depois de ter sofrido uma lesão no tornozelo em Auckland, e se retirado do WTA 250 de Austin por conta de uma amidalite.

Sua próxima rival será outra campeã de Slam, vinda da partida entre a número 1 do mundo Iga Swiatek e a atual 36ª colocada Bianca Andreescu, que se enfrentam a partir das 22h (de Brasília). Em ambos os casos, perde por 1 a 0 no histórico. A britânica foi derrota pela polonesa em Stuttgart e pela canadense em Roma no ano passado.

"Estou extremamente feliz com a forma como eu lutei no terceiro set. Sinto que baixei um pouco a intensidade no segundo, e contra uma grande jogadora como a Beatriz, isso não pode acontecer. Estou muito feliz com a forma como consegui retomar o foco e a intensidade no último set", disse Raducanu, durante a entrevista em quadra. "Eu me preparei muito para esse torneio, tive duas semanas muito boas de preparação em Londres, então jogar nesse nível e ser competitiva nos momentos cruciais é um ótimo sinal para mim".

Raducanu teve o domínio das ações durante todo o primeiro set. Com uma quebra logo cedo, em um game com duas duplas faltas da brasileira, a britânica esteve o tempo todo à frente no placar. Jogando de forma agressiva, de cima da linha de base, ela comandava os pontos com o forehand e colocava a rival na defensiva. Além disso, aproveitou-se do fato de Bia ter colocado apenas 50% de primeiros serviços em quadra, e voltou a quebrar.

O roteiro do segundo set foi o inverso. Desta vez foi ela que não enfrentou break-points e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. A canhota paulista conseguiu uma quebra logo cedo largou com 3/0. E além de ser mais agressiva, também contou com mais erros não-forçados da britânica e quebrou novamente para empatar a partida.

A parcial decisiva foi a mais equilibrada desta segunda-feira, com domínio das sacadoras nos seis primeiros games. Bia chegou a ter um break-point no início do terceiro set, mas Raducanu se salvou com ótimo saque. No game seguinte, a brasileira teve que se defender de uma sequência de smashs da britânica.

Depois, contou com erro de devolução da rival para salvar um break-point e definir o game com um ace. Mas dois games mais tarde, Raducanu conseguiu a quebra de serviço e fez 4/3. Dois games mais tarde, a ex-top 10 voltou a pressionar nas devoluções de saque. Bia salvou dois match-points no saque, mas não escapou da derrota no game seguinte.

Comentários