Notícias | Dia a dia
Três brasileiros avançam às semis no RG Junior Series
17/03/2023 às 20h52

O mineiro Victor Cunha Lima eliminou o cabeça 2 do torneio em São Paulo

Foto: Marcello Zambrana/DGW

São Paulo (SP) - Três brasileiros estão entre os semifinalistas do Roland Garros Junior Series, disputado na Sociedade Harmonia de Tênis em São Paulo. A gaúcha Pietra Rivoli é a única representante nacional ainda na disputa pelo título feminino. Já entre os meninos, o mineiro Victor Cunha Lima surpreendeu na rodada e enfrentar o brasiliense Pedro Chabalgoity em busca de uma vaga na final. Os campeões das chaves masculina e feminina disputarão o torneio juvenil de Roland Garros.

Vinda de três títulos nas últimas semanas, Pietra Rivoli deu mais um passo em busca de sua primeira participação em um Grand Slam. A gaúcha, que completou 15 anos na semana passada, venceu a uruguaia Josefina Soldo por duplo 6/1 e marcou sua 17ª vitória seguida no circuito de 16 anos. Pietra já conquistou o Banana Bowl, a Brasil Juniors Cup e mais um torneio da Cosat em Assunção nas últimas semanas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)

"Hoje eu não joguei tão bem quanto ontem, estava um pouco mais solta na estreia. Mas acho que é importante saber administrar a vantagem quando você não está sentindo tão bem a bola e encontrar jeitos de poder vencer. A semifinal vai ser um jogo duríssimo e vou lutar por todas as bolas para poder estar na final", disse Pietra, que agora enfrenta a argentina Luna Maria Cinalli, principal cabeça de chave do torneio, que venceu a chilena Camila Contreras por 6/1 e 7/6. A disputa será por volta das 11h (de Brasília) deste sábado.

Duelo nacional na semifinal masculina
Já o mineiro Victor Cunha Lima, que já venceu o torneio de Assunção há três semanas, passou pelo equatoriano Francisco Castro, cabeça 2 do torneio, por 6/3 e 6/1. Foi sua segunda vitória na capital paulista, depois de ter passado pelo peruano Nicolas Baena na estreia. "Acho que venho fazendo boas partidas. Joguei com muita garra e muita vontade. É uma experiência única e quero muito levar esse título para casa", comenta o mineiro.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)

É certo que um brasileiro estará na final, já que Winheski jogará às 9h contra Pedro Chabalgoity, campeão do Banana Bowl de 16 anos. O brasiliense venceu de virada o paulista Luiz Felipe Silva, com parciais de 2/6, 6/1 e 10-1 nesta sexta-feira. "Foi um jogo duríssimo hoje, contra um jogador amigo e muito bom. Entrei um pouco apático, mas consegui voltar, fazer o meu jogo e conseguir a vitória. Para amanhã estou muito focado confiante. Feliz em saber que já tem um brasileiro na final e vou fazer de tudo para ser eu".

Pedro vem de uma família de tenistas. Seu pai, Carlos Chabalgoity, foi um juvenil de destaque e atualmente é treinador. Já a tia, Cláudia Chabalgoity, jogou profissionalmente no circuito da WTA e chegou ao 121º lugar em simples e a 102ª posição nas duplas. "É muito legal ter o meu pai como uma referência para mim, e a minha tia também. Não consegui ver muito deles jogando, mas pelo que já disseram, jogaram muito bem. Eles me passam muita experiência e isso ajuda muito na minha carreira".

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)

A outra semifinal masculina será entre o colombiano Alejandro Arcila e o boliviano Santiago Lora. Já a segunda semifinal feminina contará com a argentina Sol Larraya e a venezuelana Andrea Noguera Mendoza. 

O duelo brasileiro no início da programação de sábado será exibido pela ESPN, enquanto as demais partidas são transmitidas no streaming Star+.

Confira a programação deste sábado em São Paulo.

Quadra Central - 9h
Pedro Chabalgoity (BRA) vs. Victor Cunha Lima (BRA)
[1]Luna Maria Cinalli (ARG) vs. Pietra Rivoli (BRA)
[1]Alejandro Arcila (COL) vs. Santiago Lora (BOL)
[4]Valentina Vargas (EQU) vs. [2]Sol Larraya (ARG)

Comentários