Notícias | Dia a dia
Bia vence em 3 sets na estreia e desafia Ostapenko
23/03/2023 às 19h18

Bia já iguala sua melhor campanha em Miami e defende os pontos do ano passado

Foto: Jimmie48/WTA

Miami (EUA) - Em sua partida de estreia no WTA 1000 de Miami, Beatriz Haddad Maia foi bastante exigida diante da tcheca vinda do quali Tereza Martincova, 113ª do ranking. A número 1 do Brasil e 14ª do mundo esteve em quadra por 2h16, mas conseguiu vencer por 7/6 (7-4), 0/6 e 6/0. Bia mantém, assim, seu perfeito retrospecto contra Martincova, agora liderando por 4 a 0.

Na próxima rodada de Miami, Bia enfrentará a letã Jelena Ostapenko, 22ª do mundo, que venceu a sueca vinda Mirjam Bjorklund, 149ª colocada, por 6/3 e 6/4. A paulista de 26 anos busca uma vitória inédita contra Ostapenko, que levou a melhor nos três duelos anteriores entre elas no circuito profissional. Um desses encontros aconteceu justamente em Miami, em 2018.

Esta é a quinta participação de Bia na chave principal de Miami. Ela já iguala a melhor campanha da carreira no torneio e defende os 65 pontos conquistados no ano passado. Se vencer mais uma, chegará pela primeira vez às oitavas na Flórida e fará 120 pontos. Suas participações anteriores foram em 2016 e 2017 como convidada, além de ter atuado em 2018 e na última temporada. Ela ainda tentou o quali em 2019.

Superada por Bia nesta quinta-feira, Martincova vinha de três vitórias em Miami. Durante o quali, a tcheca passou pela suíça Simona Waltert e pela austríaca Julia Grabher. Já na estreia da chave principal, ela venceu a alemã Tamara Korpatsch. Seu melhor ranking foi o 40º lugar, em fevereiro do ano passado.

O primeiro set entre Bia e Martincova foi duríssimo, com 1h05 de duração e uma quebra para cada lado ainda no início da partida. A canhota paulista chegou chegou a salvar um set-point, com ótimo saque aberto quando perdia por 6/5, além de ter fechado aquele game com um ace.

Durante o tiebreak, conseguiu dois pontos importantes com o backhand na paralela, uma passada logo no início e um winner de devolução para abrir 4-1. Além disso, a estratégia de atacar o forehand da adversária funcionou bem e ela manteve a vantagem até o fim. Mesmo perdendo um set-point com dupla falta, ela aproveitou a segunda chance.

Martincova foi muito superior no segundo set. A tcheca estava muito confortável nos ralis de fundo, com seus golpes mais retos, conseguiu três quebras, e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço para aplicar um 'pneu'. Já no terceiro set, Bia tentou tirar a bola da linha de cintura da tcheca e teve sucesso. Ela conseguiu duas quebras e escapou de games longos no serviço para abrir 5/0. Agressiva nas devoluções, Bia voltou a quebrar para devolver o 'pneu' e fechar o jogo.

Comentários