Notícias | Dia a dia
Bia perde chances e Ostapenko amplia freguesia
25/03/2023 às 15h04

Miami (EUA) - Não foi desta vez que a paulista Beatriz Haddad Maia conseguiu derrotar pela primeira vez a letã Jelena Ostapenko. Assim como aconteceu nos três duelos anteriores, a canhota brasileira levou a pior neste sábado pela terceira rodada do WTA 1000 de Miami. Ela teve suas chances com quebra de frente no terceiro, mas não aproveitou e caiu com parciais de 6/2, 4/6 e 6/3, em 2h19 de partida.

O próximo compromisso de Ostapenko nas quadras do Hard Rock Stadium será contra a vencedora do embate entre a italiana Martina Trevisan, cabeça de chave 25, e a norte-americana Claire Liu, que se aproveitou da desistência da polonesa Iga Swiatek e bateu a lucky-loser austríaca Julia Grabher, substituta da número 1 na chave, na rodada anterior.

Agressiva como de costume, a letã deu enorme trabalho no primeiro set e conseguiu compensar os 13 erros não forçados com 12 bolas vencedoras. Bia teve dificuldades para lidar com o jogo ofensivo de Ostapenko, tentou ser mais um pouco mais cautelosa, mas não conseguiu mexer muito a rival e acabou com apenas cinco winners e também cinco erros não forçados.

Bia até foi a primeira com chance de quebra na partida, mas não conseguiu aproveitar os dois break-points que teve no terceiro game. Para piorar, na sequência ela encarou um 0-40, salvou os dois primeiros breaks, mas não resistiu ao terceiro. Mantendo o embalo, Ostapenko anotou ainda uma quebra a mais no oitavo e último game para assim fechar a parcial.

No segundo set, o desempenho de Ostapenko com o saque caiu bastante. Ela passou a acertar apenas 47% das primeiras bolas em quadra, contra 65% antes, e venceu somente 42% dos pontos de serviço, contra 68% na parcial anterior. Após salvar quatro break-points no primeiro game, a letã sofreu três quebras seguidas e só conseguiu se manter na disputa porque anotou dois breaks.

Depois de sacar para fechar em 5/2 e ser quebrada de zero, a canhota paulista teve nova chance no nono game e sofreu para confirmar, salvando mais um break-point antes de garantir o empate no placar. Bia terminou a parcial com sete winners a menos (8 a 15), mas teve nove erros não forçados a menos (10 a 19).

Ostapenko aproveitou a pausa de 10 minutos entre o segundo e terceiro set, pela regra do calor, foi ao vestiário e tentou voltar melhor para a reta final do jogo. A atitude não deu muito certo no começo, com ela levando uma quebra logo no primeiro game. Só que aos poucos a letã voltou a se encontrar em quadra e devolveu o break no sexto game.

A partir de então, a campeã de Roland Garros em 2017 foi a melhor da partida, anotou uma nova quebra e ficou com a suada vitória em três sets. Ostapenko terminou com 41 bolas vencedoras e erros não forçados, enquanto Bia teve 17 winners e 18 erros não forçados. Com o saque, a brasileira teve um ace a mais (7 a 6) e cometeu oito duplas faltas a menos (2 a 10).

Mais tarde neste sábado, Bia voltará às quadras para fazer a estreia nas duplas. Ela e a mexicana Giuliana Olmos são as cabeças de chave 7 e terão pela frente a tcheca Marie Bouzkova e a russa Daria Kasatkina.

Comentários