Notícias | Copa Davis
Sorteio define os grupos da fase final da Davis
14/02/2019 às 17h35

Jogos acontecem entre 18 e 24 de novembro em Madri. Classificam-se o líder de cada grupo e os dois melhores segundos colocados

Foto: Reprodução/Twitter

Madri (Espanha) - Foram sorteados nesta quinta-feira os grupos da fase final da Copa Davis, que será disputada em Madri entre os dias 18 e 24 de novembro. Pelo novo formato da competição, as equipes serão divididas em seis grupos, com três países em cada chave. Classificam-se para as quartas de final os líderes de cada grupo e mais os dois melhores segundos colocados.

O Grupo A terá França, Sérvia e Japão; O Grupo B conta com Croácia, Espanha e Rússia; O Grupo C tem dois sul-americanos, Argentina e Chile, além da Alemanha. No Grupo D estão Bélgica, Austrália e Colômbia; O Grupo E ficou com Grã-Bretanha, Cazaquistão e Holanda; Já o Grupo F terá Itália, Estados Unidos e Canadá.

Pensando em nomes de jogadores, o Grupo B tem tudo para ser o mais forte. A atual campeã Croácia certamente apostará em Marin Cilic e Borna Coric, a anfitriã Espanha deve contar com Rafael Nadal, que se mostrou favorável às mudanças no torneio, enquanto a Rússia tem jovens promissores como Daniil Medvedev e Karen Khachanov.

No Grupo A, a França tem sempre uma equipe bastante versátil, enquanto sérvios e japoneses podem mudar de patamar se puderem contar com Novak Djokovic e Kei Nishikori. É quase certo que a Alemanha não terá Alexander Zverev, contrário à nova regra, enquanto o Canadá tem uma nova geração promissora com Felix-Auger Aliassime e Denis Shapovalov.

Participam desta fase da competição os quatro semifinalistas da temporada passada: Croácia, França, Espanha e Estados Unidos, além de dois países convidados, Grã-Bretanha e Argentina, e dos doze países vencedores do qualificatório mundial, disputado neste mês de fevereiro.

Também foram confirmados os cruzamentos para a fase de playoffs. O líder do Grupo A enfrentará um dos dois melhores segundos colocados nas quartas. Quem passar, encara o vencedor do duelo entre os líderes dos grupos D e F. Já o líder do Grupo B também enfrentará um segundo colocado nas quartas e pode cruzar na semifinal contra o vencedor das chaves C ou E.

Comentários