Notícias | Dia a dia
Mertens surpreende Kerber e desafia Halep na final
15/02/2019 às 16h26

Mertens já derrotou duas top 10 no caminho para a final em Doha

Foto: Divulgação

Doha (Qatar) - Em ótima semana no circuito, Elise Mertens voltou a surpreender nesta sexta-feira e garantiu vaga na final do WTA Premier de Doha. A jovem jogadora belga de 23 anos e número 21 do mundo venceu a semifinal contra a alemã Angelique Kerber, ex-líder do ranking e atual sexta colocada, por 6/4, 2/6 e 6/1 em 1h46 de partida.

Mertens acumula quatro títulos no circuito da WTA, dois deles em quadras de piso duro e disputará neste sábado a sexta final da carreira. É a primeira vez que ela decide um torneio Premier. A belga entra em quadra às 13h (de Brasília) para enfrentar a ex-número 1 do mundo e atual terceira colocada Simona Halep. A romena lidera o histórico entre elas por 2 a 0, com dois embates no saibro.

A jovem jogadora belga, que já foi semifinalista do Australian Open no ano passado, começou a semana com apenas três vitórias contra top 10 na carreira. Ela agora já tem cinco no currículo, já que também passou pela holandesa Kiki Bertens (oitava colocada) na rodada anterior. Diante de adversárias no top 5, Mertens tem duas vitórias e seis derrotas.

O resultado da semifinal terá impacto direto no ranking. Mertens sobe para o 18º lugar por chegar à decisão e pode atingir o 16º posto em caso de título. Ainda não é a melhor marca da belga, que chegou ao 12º lugar em novembro. Por sua vez, Kerber cairá para o sétimo lugar. A germânica poderia até terminar a semana na quarta posição se fosse campeã no Qatar.

Além de liderar a estatística de winners por 29 a 20, Mertens terminou o jogo com 25 erros não-forçados contra 36 da adversária alemã. Ao todo, foram sete quebras de serviço na partida, com vantagem de 4 a 3 a favor da jovem jogadora belga. Este foi o primeiro encontro entre as duas no circuito da WTA.

Kerber perdeu dois break points logo no game de abertura e teve o serviço quebrado pouco depois, permitindo que Mertens liderasse o placar por 4/1. A alemã chegou a reagir e vencer três games seguidos, mas voltaria a perder o saque no décimo e último game da parcial. Naquele momento, Mertens tinha 18 a 9 em winners, com apenas oito erros contra onze da alemã.

A ex-número 1 do mundo reagiu no segundo set e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. Mais consistente do fundo de quadra, Kerber reduziu o número de erros para 9 na parcial e só permitiu seis winners à belga, que cometeu 13 erros. A alemã criou três chances de quebra e aproveitou duas delas.

O terceiro set, entretanto, foi muito ruim para Kerber, que colocou apenas 29% de primeiros serviços em quadra e só conseguiu vencer seis dos 17 pontos jogados em seu saque. Mertens criou chances de quebra em todos os games de saque da alemã e aproveitou duas das três oportunidades. Além disso, a belga não teve o serviço ameaçado e chegou a vencer oito pontos seguidos no fim do jogo.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis