Santa Cruz (Bolívia) - Quatro juvenis brasileiros estão classificados para as quartas de final do ITF J300 de Santa Cruz, torneio Sul-Americano individual, em quadras de saibro na Bolívia. O torneio masculino ainda conta com o mineiro Pedro Rodrigues, o paranaense Gustavo Almeida e o paulista Henrique de Brito, enquanto a também paulista Olívia Carneiro segue na chave feminina.
Terceiro cabeça de chave e 61º do ranking, Pedro Rodrigues venceu o peruano Luis Jose Nakamine por duplo 6/2. Ele enfrenta nas quartas o argentino Gonzalo Zeitune. Já Gustavo Almeida, nono favorito e 103º do ranking, passou pelo cabeça 6 argentino Luca Miremont por 6/1 e 6/2. Seu próximo rival é o equatoriano Miguel Larrea Sicco.
Também nas quartas, o atual 128º colocado Henrique de Brito venceu o chileno Santiago Serrano por 6/3 e 7/5. Ele enfrenta o argentino Fernando Cavallo, cabeça 2 do torneio e 37º do ranking, que evitou um duelo nacional ao vencer o paulista Luis Felipe Sandoval por 6/3 e 6/4.
Dois brasileiros caíram nas oitavas da chave masculina, o paranaense Matheus de Lima perdeu por 6/1 e 6/3 para o boliviano Juan Carlos Prado Angelo, enquanto o carioca Nicolas Oliveira foi superado pelo argentino Segundo Goity Zapico por 6/3 e 6/2.
Na chave feminina, Olívia Carneiro confirmou a condição de cabeça 4 do evento. A atual 102ª do ranking marcou um duplo 6/2 contra a argentina Mariana Zottoli e vai enfrentar a chilena Antonia Vergara Rivera, 117ª colocada e cabeça 5. Já a brasiliense Maria Luisa Oliveira, 268ª, foi superada pela equatoriana Tania Andrade Sabando, terceira favorita e 81ª do ranking, que marcou um duplo 6/1.
O torneio Sul-Americano Individual vale 300 pontos no ranking para os campeões de simples, com 210 para quem ficar com o vice e 140 para os semifinalistas. Por terem alcançado as quartas, os quatro brasileiros já garantem 100 pontos cada um.