Notícias | Dia a dia
Osaka é surpreendida no primeiro jogo como nº 1
19/02/2019 às 13h47

Osaka sofreu sete quebras de serviço nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Dubai (Emirados Árabes) - Logo no primeiro jogo que disputou como número 1 do mundo, Naomi Osaka sofreu uma dura derrota e foi eliminada ainda na estreia do WTA Premier de Dubai. A japonesa esteve em quadra por apenas 65 minutos e perdeu por duplo 6/3 para a francesa Kristina Mladenovic, ex-top 10 e atual 67ª colocada aos 25 anos.

Atual campeã do Australian Open e do US Open, Osaka disputa também seu primeiro torneio desde o fim da relação profissional com o treinador alemão Sascha Bajin, com quem trabalhou durante pouco mais de um ano e saltou do 72º lugar para a liderança do ranking. Em Dubai, a jovem de 21 anos contou com o técnico da Federação Japonesa de Tênis Masashi Yoshikawa, o preparador físico norte-americano de origem líbia Abdul Sillah e a fisioterapeuta Kristy Stahr.

Algoz de Osaka nesta terça-feira, Mladenovic chegou a Dubai sem ter vencido um jogo sequer na temporada. A francesa estreou no último domingo vencendo a convidada omanense Fatma Al Nabhani, apenas 406ª do ranking, antes de desafiar a número 1 do mundo. O resultado também serviu como revanche para a francesa, que havia perdido para Osaka na mesma fase do torneio do ano passado. Mladenovic enfrenta nas oitavas a espanhola Carla Suarez Navarro.

Osaka não teve um bom começo de partida e sofreu duas quebras de serviço consecutivas, permitindo que Mladenovic já abrisse 3/0. A japonesa chegou a devolver uma das quebras, mas não voltaria a ameaçar o saque da adversária durante o primeiro set. Para piorar, a líder do ranking continuou instável em seu serviço e cometeu uma dupla-falta quando enfrentou um set point. Se a estatística de winners era equilibrada, com 10 a 9 para Osaka, a japonesa terminou o set com 13 erros não-forçados contra apenas cinco da rival.

Com apenas 43% de primeiros serviços em quadra, Osaka só conseguiu vencer cinco pontos em seus games de saque no segundo set e sequer conseguiu confirmar algum game. A japonesa acabou sofrendo quatro novas quebras, terminando o jogo com apenas duas confirmações de saque em nove games. Com boas devoluções, a líder do ranking até manteve a partida equilibrada, mas seu fraco desempenho no saque e o alto índice de erros custaram caro. Osaka cometeu 25 erros não-forçados contra apenas nove de Mladenovic, o que acabou inviabilizando a ligeira vantagem japonesa nos winners por 19 a 16.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis