Notícias | Dia a dia
Kvitova aproveita piso mais rápido e faz semi inédita
30/03/2023 às 18h55

Aos 33 anos, Kvitova faz sua melhor campanha da carreira em Miami

Foto: Jimmie48/WTA

Miami (EUA) - Apesar de ser uma das jogadoras mais experientes no alto nível do circuito, Petra Kvitova ainda consegue resultados inéditos em sua vitoriosa carreira profissional. A bicampeã de Wimbledon se aproveitou das condições mais rápidas que o WTA 1000 de Miami tem nesta temporada e chega pela primeira vez à semifinal. Kvitova avançou depois de superar Ekaterina Alexandrova, 18ª do ranking, por 6/4, 3/6 e 6/3 em 2h11 de partida.

Ex-número 2 do mundo, Kvitova ocupa atualmente a 12ª posição aos 33 anos. A canhota tcheca tem 29 títulos no circuito, incluindo oito WTA 1000. Ela joga em Miami desde 2008 e só havia alcançado as quartas outras três vezes, em 2014, 2019 e também no ano passado. Este é seu melhor resultado em torneios deste nível desde agosto do ano passado, quando foi vice-campeã em Cincinnati, outro evento conhecido por seu piso muito veloz.

A adversária de Kvitova na semifinal de Miami será a romena Sorana Cirstea, 74ª do ranking, e que é só um mês mais nova do que ela. As duas se enfrentaram dez vezes no circuito, com liderança da tcheca no histórico por 6 a 4. Cirstea já eliminou duas top 10 no torneio, Caroline Garcia na segunda rodada e Aryna Sabalenka nas quartas.

Confronto entre tenistas agressivas e com apenas três quebras
Em uma partida de pontos definidos em poucas trocas e com domínio das sacadoras, Kvitova teve ótimo desempenho no primeiro set, ao disparar três aces, não enfrentar break-points e ceder apenas sete pontos em seus games de serviço. Por outro lado, Alexandrova fez 4 duplas faltas e cometeu 11 erros não-forçados, permitindo que a rival conseguisse a quebra logo cedo e sustentasse a vantagem. A canhota tcheca fez um winner a menos, 8 contra 9, e cometeu 7 erros na parcial, criando 7 break-points no set.

Alexandrova cuidou muito melhor de seus games de serviço no segundo set e não enfrentou break-points. Com seu jogo agressivo e golpes retos de fundo, a russa passou a ter maior domínio dos ralis e também a atacar mais as devoluções. Kvitova salvou quatro break-points antes do 2/2, mas teve o serviço quebrado dois games mais tarde. Alexandrova fez 11 a 5 nos winners, e cada jogadora cometeu 7 erros.

Já no terceiro set, Kvitova escapou de games longos no saque e salvou um break-point antes de fazer 4/3. No game seguinte, contou com duas duplas faltas da russa e conseguiu a última quebra da partida, antes de definir o jogo em seu serviço. Alexandrova fez mais winners, 26 a 19, mas também cometeu 26 erros contra 19 de Kvitova. A tcheca aproveitou dois dos nove break-points que criou e só perdeu um game de serviço na partida.

Comentários