Notícias | Dia a dia
Pigossi se despede nas quartas e segue para Bogotá
31/03/2023 às 20h11

Provisoriamente, Pigossi está ficando a um ponto de voltar ao top 100

Foto: Arquivo

San Luis Potosi (México) - Depois de ter vencido seus dois primeiros jogos no WTA 125 de San Luis Potosi, Laura Pigossi se despediu nas quartas de final do torneio mexicano em quadras de saibro. A número 2 do Brasil e 102ª do mundo foi superada pela eslovena de 22 anos Kaja Juvan, ex-top 60 e atual 143ª colocada, por 4/6, 6/3 e 6/4 em 2h55 de partida.

A campanha no México rende 29 pontos no ranking para Pigossi, que poderia 57 pontos se fosse semifinalista. Provisoriamente, ela está ficando um ponto atrás da centésima colocada, a colombiana Camila Osorio. A paulista de 28 anos tentava voltar ao grupo das cem melhores do mundo, posição que ocupou em agosto. 

O próximo compromisso de Pigossi será o WTA 250 de Bogotá. Na capital colombiana, ela tentará repetir o bom desempenho que teve no ano passado, quando foi desde o quali até a final do maior torneio feminino da América do Sul. Por isso, Pigossi terá 198 pontos a defender, e uma boa campanha é de fundamental importância para que ela continue entre as 150 melhores, entrando em qualis de WTA e Grand Slam. Já sua jovem algoz enfrentará na semi uma rival muito experiente, vinda da partida entre a alemã Tatjana Maria e a italiana Sara Errani.

Pigossi teve bom início de partida e parecia mais adaptada às condições do torneio, disputado a uma altitude superior a 1.800m, o que deixa o jogo um pouco mais rápido, mas também traz mais dificuldade para o controle de bola. Ela conseguiu três quebras seguidas e chegou a liderar o primeiro set por 5/0.

Aos poucos, Juvan foi reduzindo o número de erros e sendo mais sólida nos ralis. A eslovena devolveu duas dessas quebras, mas a vantagem construída pela brasileira foi suficiente para vencer a primeira parcial. Mas a nítida melhora no nível de tênis da ex-top 60 fez a diferença no segundo set. Juvan chegou a fazer quatro games seguidos e conseguiu três quebras durante a parcial.

O terceiro set começou com games longos e oportunidades para os dois lados. Houve uma troca de quebras logo de cara, e Pigossi ainda teve três break-points quando vencia por 3/2. Juvan confirmou o serviço e quebrou na sequência para fazer 4/3. A brasileira, então, pediu um tempo médico de três minutos. Na volta, teve mais duas chances de quebra, a primeira foi salva com ace da eslovena, mas Juvan errou um forehand na sequência. A eslovena ainda era a jogadora mais agressiva em quadra e comandava a maioria dos ralis de fundo. Ela conseguiu uma nova quebra de serviço para fazer 5/4, antes de definir o jogo em seu saque.

Ingrid joga semifinal de duplas no sábado
A carioca Ingrid Martins está na semifinal de duplas em San Luis Potosi e joga neste sábado, às 19h ao lado da taiwanesa Fang-Hsien Wu. Elas enfrentam a espanhola Aliona Bolsova e a venezuelana Andrea Gamiz, cabeças 4 do torneio. Aos 26 anos, Ingrid aparece no 94º lugar do ranking e terá a melhor marca da carreira com os 57 pontos já garantidos com a semi. Ela venceu seu primeiro WTA 125 no ano passado, ao lado de Luísa Stefani em Montevidéu.

Comentários