Houston (EUA) - Em seu primeiro compromisso no ATP 250 de Houston, Felipe Meligeni estreou com vitória no quali e está a uma vitória de entrar na chave principal. O torneio é o único disputado no saibro nos Estados Unidos. O número 2 do Brasil e 164º do mundo liderava a partida contra o jovem chinês de 18 anos Juncheng Shang, 181º colocado, por 7/6 (7-3) e 4/1, quando o rival abandonou a disputa. Segundo organização do torneio, a justificativa da desistência foi por dores de cabeça.
Paulista de 25 anos, Felipe Meligeni vem da disputa de seu primeiro Masters 1000 em Miami, onde também furou o quali, e depois mudou de piso, atuou no challenger da Cidade do México em quadras de saibro e chegou às oitavas. Ele deverá voltar ao grupo dos 150 melhores do ranking na próxima segunda-feira, mas terá 45 pontos a defender na semana seguinte.
A vitória na estreia do quali rende 6 pontos na ATP, com chance de 12 pontos em caso de classificação para a chave principal. O próximo adversário de Meligeni em Houston será o japonês Yosuke Watanuki, cabeça 1 do quali e 124º do ranking, que venceu o convidado croata Matija Pecotic, 570º colocado, por 7/6 (7-4) e 6/4.
O primeiro set da partida foi inteiramente sem quebras. Meligeni disparou seis aces e não enfrentou break-points, enquanto Shang chegou a reverter um 0-40 no sétimo game, mas o brasileiro levou a melhor no tiebreak. Já na segunda parcial, Meligeni só havia perdido quatro pontos no saque e obtido uma quebra logo cedo, antes de o rival chinês se retirar da disputa.
A família Meligeni tem história no torneio. Fernando Meligeni, tio de Felipe, conquistou em 1996 o segundo em de seus três títulos de simples no circuito da ATP. Na época, o evento norte-americano acontecia em Pinehurst, na Carolina do Norte. A cidade de Houston passou a receber a competição em 2001.