Múrcia (Espanha) - A participação brasileira no challenger de Múrcia começou com resultado positivo para Orlando Luz. O gaúcho de 25 anos e 496º do ranking estreou no quali vencendo o alemão Lucas Gerch, 320º colocado, por 6/3 e 6/2 em 1h33 de partida neste domingo. Ele precisa agora de mais uma vitória para entrar na chave principal, que já conta com o experiente paulista de 34 anos Daniel Dutra da Silva.
A vitória na estreia rende dois pontos na ATP para Orlandinho, que pode fazer mais dois se conseguir entrar na chave. O torneio italiano distribui premiação de 73 mil euros, com 75 pontos no ranking para o campeão. O próximo adversário será o espanhol de 18 anos Daniel Merida, 515º do ranking, em confronto inédito no circuito.
O melhor resultado de Orlando Luz em simples na temporada foi uma campanha desde o quali até as oitavas no challenger de Viña del Mar, em março no Chile. Ele venceu três jogos antes de cair diante de Thiago Wild, que terminaria a semana com o título.
Já nas duplas, o gaúcho tem um título em Piracicaba e a semifinal em Viña del Mar ao lado do paulista Marcelo Zormann. Os dois brasileiros também jogarão juntos nesta semana em Múrcia e estreiam contra os espanhóis Inigo Cervantes e Oriol Roca Batalla.
Décamps cai na estreia na Itália
Outro brasileiro que jogo por um quali de challenger no saibro europeu neste domingo foi o paulista Gabriel Décamps, que atuou em Barletta, na Itália. Décamps, de 23 anos e 366º do ranking, foi superado na estreia pelo suíço Jakub Paul, 498º colocado, que marcou as parciais de 6/1 e 6/2. O torneio também vale 75 pontos.