
Cannes (França) - O paulista de 23 anos Gabriel Décamps anunciou que irá se afastar das competições do circuito para cuidar de sua saúde mental. Décamps era atualmente o oitavo melhor brasileiro no ranking, ocupando o 366º lugar da ATP, mas chegou a estar na 262ª posição em setembro do ano passado. Na atual temporada havia consigo uma vitória em challenger e mais três em qualificatórios.
"Decidi dar um tempo na minha carreira no tênis para me dedicar a novos desafios e novos ares. Nesses últimos meses, tenho sofrido bastante mentalmente com alguns problemas. Preciso dar um tempo a mim mesmo e cuidar da saúde mental, para ter as coisas mais claras na minha cabeça", declarou Décamps, em suas redes sociais. "É uma decisão muito difícil. Foram anos de muito trabalho e sacrifício deixados em quadra. Mas agora preciso focar em mim e na minha saúde. Talvez seja um adeus, talvez seja um até logo. Só o tempo dirá".
Depois de ter figurado entre os 20 melhores do mundo no ranking juvenil em 2017, Décamps se mudou para os Estados Unidos e passou quatro anos no circuito universitário. Ele só voltaria a jogar profissionalmente no segundo semestre de 2021, ano em que conquistou seu primeiro título de ITF em Sharm El Sheikh, no Egito, e disputou mais duas finais. Já no nível challenger, conseguiu 19 vitórias em nível challenger na carreira, com duas semifinais, que o levaram ao top 300 do ranking.
Décamps agradeceu ao apoio dos familiares e da namorada, que estiveram ao seu lado nos momentos mais difíceis. "Só tenho a agradecer aos meus pais, por estarem sempre aqui comigo e me apoiando incondicionalmente. Nunca me colocaram pressão e sempre me deram muito amor e apoio. Agradeço também às minhas irmãs, que me deram os melhores conselhos, e à minha namorada, por me aguentar nos momentos difíceis. Ela é uma mulher incrível e sou muito grato por tê-la ao meu lado".
O tenista vinha treinando no sul da França, na academia de Jean-René Lisnard, ex-top 100 e mentor de Daniil Medvedev durante oito anos, e viajava o circuito com o técnico Stéphane Bohli. Ele dedicou agradecimentos à sua equipe e também ao apoio da CBT e da agência que administrava sua carreira profissional.
"Agradeço ainda à Confederação e à agência Top Five por acreditarem no meu potencial. Obrigado também à Elite Tennis Center por todo o trabalho proporcionado, sempre com muito profissionalismo e dedicação para que eu me tornasse um atleta e uma pessoa melhor. Sem vocês eu nunca poderia ter tido uma boa evolução".