Florianópolis (SC) - A Confederação Brasileira de Tênis convidou o técnico Paulo Cleto para supervisionar alguns dos mais promissores tenistas da nova geração. Com seus respectivos técnicos, eles realizarão uma semana de intensos treinamentos e depois serão acompanhados pelo ex-capitão da Copa Davis durante o challenger de Florianópolis.
Entre os quatro selecionados, o catarinense Pedro Boscardin, de 20 anos e treinado por Ricardo Schlachter, já luta para se fixar no circuito profissional. Os outros três convidados integraram o grupo que conquistou no ano passado a Copa Davis Júnior, na Turquia. "Ele estão fazendo a transição de jogar torneios de 16 para 18 anos e ao mesmo tempo participarem de seus primeiros eventos profissionais, sempre uma novidade repleta de dificuldades inéditas", avalia Cleto.
O carioca João Fonseca estará presente com seu treinador Guilherme Teixeira, o paranaense Gustavo Almeida irá com o técnico Duda Marcolin e mineiro Pedro Rodrigues traz o técnico Walner Oliveira. "A presença dos técnicos de cada um é uma exigência do projeto, que entende que o cenário ideal é ter os tenistas e seus técnicos recebendo um pouco da experiência", destaca Cleto, que treinou por muitas temporadas todos os melhores do país - Luiz Mattar, Cássio Motta e Jaime Oncins - e comandou o time da Davis por 18 anos. "Os técnicos serão os multiplicadores dessa experiência junto a seus tenistas".
O programa estipula que o trabalho especial acontecerá a partir desta segunda-feira e se estenderá por toda a semana no mesmo Lagoa Iate Clube, que sediará na semana seguinte o challenger. "Serão cinco a seis horas de quadra, em dois períodos, além de cada um seguir seus respectivos programas de preparação física e fisioterapia preventiva", destaca Cleto, que fez treinamento semelhante em Itajaí e viu Boscardin ganhar de Gustavo Heide na final do torneio de Rio do Sul na semana seguinte.
Todos os participantes convidados terão suas despesas pagas pela CBT.